Thursday, May 05, 2005

Familia Brasileira

Mais dois dias, mais dois encontros. Afinal, eh bom aproveitar a Golden Week. Eu tinha quase todos os dias da semana com encontros marcados, mas recebi outro bolo hoje, da S*****. Ela era uma menininha kawaii que encontrei na festa de amigos de nagoya, acho que tem uma foto dela noutro post. Pois bem, volta e meia conversamos no msn, e uma vez perguntei para ela se queria me encontrar para conversarmos pessoalmente. Ela disse que nao podia pq tinha namorado. Eu disse para ela levar ele junto, mas ela desconversou...

Outro dia ela foi falar comigo dizendo que estava triste pq ela mesma desmanchou o namoro, e que queria me encontrar. Ok neh... daih depois ela disse que ia ir com a Mariko, uma amiguinha dela que tb foi na festa. Melhor. Depois ela me manda mail dizendo que a Mariko nao vai poder ir, e ela nao vai tb pois nao acha legal me ver logo depois de ter terminado o namoro. Essa mulherada do Japao eh estranha. Pensando bem, toda a mulherada mundial eh estranha. Mas tudo bem, ainda tenho tempo para decidir o que fazer no sabado. Talvez limpar a casa :p

Mas ainda nao eh sabado e falarei sobre a terca e quarta feira. Na terca meu encontro era com a Naoto, que tambem conheci na friends party. Nao sabia nada sobre ela, mas tudo bem, isso acontece com quase todos os meus contatos que apenas converso um pouco em festas. Marcamos de nos encontrar na estacao de Sakae, uma das maiores de Nagoya. Fui ouvindo rhapsody e desviando do alto transito de pedestres. Eh que era o primeiro feriado da Golden Week, e muitas familias estavam aproveitando o dia para fazer compras.

Chegando lah, esperei um pouco e um cara foi falar comigo... e eu conhecia ele! Era o Naoto! Ahh que surpresa, mas eh bom encontrar um macho de vez em quando, pelo menos para que o pessoal do blog nao pense que soh gosto de me encontrar com gurias. Conversamos um pouco esperando o Takuma, outro carinha que estava na festa. Chegou o Takuma, e fomos para uma cafeteria-sorveteria conversar um pouco.

Era um local muito chique, com muita gente bem vestida e altas comidas caras. Eu pedi um sorvete mto gostoso, e os guris pediram cafe latte (cafe com leite) gelado.


Acucar liquido, caffe latte e copo dagua. Eles sempre dao agua de graca, eh da torneira mesmo...


O meu hot sundae tava melhor =) Os sorvetes daqui sao uma delicia!

Conversamos sobre varias coisas. Os dois sao formados, o Takuma eh representante comercial de uma empresa de impressao, e o Naoto tah procurando emprego. Disse que ganharia 200 mil para trabalhar numa grande empresa, e disse que isso era mediano. Considerando que meu salario eh 175 mil, tah bom... mas mta gente ganha mais do que isso. Eh que aqui os salarios aumentam a cada ano, eles tem excelentes planos de assistencia para o funcionario e familia, o que garante que grande parte dos funcionarios seja leal `a empresa, valorizando-a sempre. Talvez por isso muitos japinhas dao o sangue para a empresa.

Teve um caso que li num livro de comportamento japones, que um professor universitario japones tinha ido aos Estados Unidos para uma conferencia, e ficou abismado com a curta distancia que os professores tem com os alunos, em como uma hierarquia rigida nao eh seguida e tudo funciona. Gostou do sistema, ateh que perguntou se o chefe dele iria socorre-lo caso se envolvesse num acidente de carro, bebado. Com a resposta negativa, ele preferiu a seguranca e camaradagem do japao.

Anyway, depois fomos num show room de carros importados. Tinham desde os peugeot 206 ateh porches e outros carros mais carinhos. O Naoto queria comprar um, mas eu nao vejo mta necessidade por enquanto. A sakura estah dando pro gasto :p

As 18h nos despedimos pois eles tinham outros compromissos. Eu estava livre, portanto saih pedalando no centro, queria comprar um dicionario eletronico que estava precisando. Os denshi dishos sao muito populares aqui, pois sao uteis e ajudam os japoneses a entenderem um pouco mais o ingles. Eu preciso de um desses pq procurar palavras no dicionario normal eh um pouco trabalhoso.

No caminho passei por um parque novo perto de Marunouchi, e tirei algumas fotos. Parece que tem um museu de arte e ciencia lah, mas nao visitei pq estava fechado devido ao feriado. Mas tinham monumentos legais do lado de fora.


Relogio solar e fonte. Com o crepusculo ficaram bem bonitos.


Nao pergunte para mim o que eh!


Replica ou carcaca de aviao velho... parece um Kamikaze.


Essa maria fumaca eh outro dos avancos ocidentais aqui.

Entao cheguei na loja, e procurei um dicionario que me permitisse escrever Kanji na tela, pois ficar procurando kanji pelo numero de tracos ou radical eh um inferno. No fim soh tinha um com essa funcao, que tinha milhares de outras funcoes inuteis: falava em chines, tinha dicionario de frases de 4 kanji (especie de poesia por aqui, escrever uma frase significativa com apenas 4 kanji), etc.

Paguei uma pequena fortuna (34 mil) para compra-lo. Ganhei desconto de 2 mil por ser estudante, entao comprei um estojinho de protecao para ele. Depois voltei, e chegando no laboratorio fiz uns testes. Os dicionarios ingles-japones e vice-versa sao bons, mas senti deficiencia na busca de palavras compostas de kanji, como 本当 (hontou, ou 'verdade'). E foi por isso que eu comprei o dicionario por esse preco absurdo! Se eu nao achar uma solucao para isso, vou tentar trocar por outro mais simples.


Taih a crianca. Reconhecem esse kanji?

Beleza, nao me estressei com isso no dia. Fui dormir pq estava morrendo de cansaco apos longas horas de net. No dia seguinte eu tinha um encontro com a Riyo, mas remarquei para domingo pq hoje eu fui me encontrar com a Sueli.

A Su eu conheci no Orkut, numa comunidade de algo relacionado com o Japao. Comecamos a conversar pelo msn. Ela jah eh mamae de 2 filhos da minha idade, e eh metaleira! Muito legal. Adora shows, tem uma cabeca super aberta e eh super gente fina. Adorei conhece-la! Tinhamos marcado de nos encontrar para ir na casa de uma familia a qual ela vai morar. Ela trabalha num Jornal aqui de Nagoya, na area comercial, e eh separada. Morava sozinha em um apartamento, mas parece que tinha um maniaco no predio dela, entao ela resolveu se precaver e morar com essa familia, antiga conhecida dela.

Entao fui para a estacao de Fushimi para ela me pegar de carro. As 11h da manha, nao hesitei em deixar minha bike a ceu aberto sabendo que soh ia voltar tarde. E jah tinham algumas caidas por lah.


Mtas bicicletas no chao devido ao vento. A Sakura nunca caiu =)

A Su chegou na hora certa e fomos para uma cidade vizinha ha uns 40 minutos de Nagoya. No caminho ela foi me contando a historia do carro dela, que era bonitinho mas de uns 5 anos atras. Ela pagou 30 mil nele, MENOS do que o dicionario que eu comprei. SUGOI! Realmente existem muitas coisas baratas por aqui. Pensei em comprar um carro tambem =)

Chegando no local, bem afastado da cidade, entrei numa casa japonesa com estilo brasileiro. Lah mora uma familia que veio do Brasil provavelmente como dekassegui ha 6 anos, e aqui ficaram. E como toda familia brasileira, sempre vinha mais um para se juntar `a reuniao. Lah almocei mto bem, conversei um monte, troquei ideias de metal (pq o chefe da casa tb gostava), e vi tv.

Sim! TV! Acontece que lah eles captam a globo internacional, entao vi novelas, casseta e planeta, jo soares, ateh malhacao! Tem que pagar uns 50 dolares para ter acesso a esses canais, mas pegam perfeitinho e passam grande parte da programacao atualizada da globo brasileira.


Passando America... tinham tb XBOX =)

A familia era muito gente fina, brincalhona, extrovertida... em muitos pontos agiam de maneira semelhante aos outros decendentes de japoneses que encontrei em Sao Paulo em um encontro de Nikkeis. O filho deles devia ter uns 8 anos, e era viciado em game boy. Jah falava japones fluente pois aprendeu na escola primaria, mas nao prestava mta atencao em mim, ateh que eu apresentei o meu psp. Ele ficou jogando o game por looongo tempo, e depois ficou apurrinhando os pais para comprarem um para ele, pois amanha eh dia dos meninos aqui no japao. Eles tem o dia dos meninos em 5 de maio, e o dia das meninas em 3 de marco.


Taih o moleque entretido.

Depois vimos o ultimo samurai, dublado em portugues. Eu jah vi varias vezes, mas foi legal ver no japao, com uma familia brasileira. Enquanto viamos o filme, a Su preparava o rango noturno.


Su dona de casa! Note que os fogoes raramente vem com fornos embutidos aqui.

Estava uma delicia. Teve macarrao a bolonhesa, linguica frita, arroz grego, salada... comida decente! Comi e repeti. Dizem que a fome eh o melhor tempero, e eu estava ha umas 3 semanas com fome de comida de verdade... Acho que foi a primeira vez que realmente me senti satisfeito apos comer, aqui no japao.


Paladarmente estava muuuuuuuuuuuuuuito bom!

Depois eles me levaram para casa...ouvindo rhapsody bem alto no carro. Eh bom sair com amigos metaleiros de vez em quando =). E assim acaba meu post... me sentindo satisfeito pelo dia de hoje, e novamente pensando no efeito borboleta.

3 Comments:

At 4:13 am, Anonymous Anonymous said...

Oi thiiii
Metal e comida brasileira eh o que ha!!!
huahahuahua
:********

 
At 4:26 am, Anonymous Anonymous said...

TV Bobo eh fodona! =D
Que dicionario caro, caramba.

Ow, como tah tua pesquisa sobre puru puru? Chegando a conclusoes?
hahuahahuahuahuuhauhaua

Abraco!

 
At 10:48 am, Anonymous Anonymous said...

Owww finalmente comida decente hein!
Pow, um carro que custou menos que um dicionario?? XD ahhahaha fora da realidade daqui...
Ainda nao vou ter tempo pra ler o outro post, agora to trabalhando de verdade. Sem msn, nem nada XD nem campo-minado. XDD ahahahahaha
Ainda tenho que te passar uma música do Kaikan Phrase que baixei, que me lembrou vc. ahaha
beijos =**

 

Post a Comment

<< Home