Tuesday, April 19, 2005

4 festas!

Ufa! Estou ateh um pouco desanimado para escrever esse post, pois tenho zilhoes de coisas novas para contar. Afinal, foi o primeiro fim de semana que passei o tempo inteiro ocupado. Mas tudo bem, acho que posso escrever em partes. Vou separar por dias para ficar mais facil.

Sexta Feira - 金曜日

Depois da aula teve uma festa de despedida para o Shanta, um indiano que eu nao conhecia. Mas o Ray me convidou, e perguntei para mim mesmo 'pq nao?'. Assim, fui na festa que aconteceu na sala dos tutores. Vou explicar. Moro num predio de uns 5 andares, e de cada andar cuida um tutor. A sala deles fica no terreo, e eh lah que eles passam o tempo. Pois bem, quando cheguei, encontrei uma mesa cheia de comida e um monte de gente em volta querendo falar ao mesmo tempo comigo. Como estamos numa casa internacional, tinham chineses, vietnamitas, indianos, japoneses and so on. Ateh um brasileiro estava lah, o Dionisio, que faz arquiterura, mas nao falei muito com ele.


Mta felicidade e mesa cheia de comida e bebida.

Legal, comemos e bebemos muito. Eles me fizeram beber demais, pq todo mundo tava bebendo... Bebi cerveja, vinho, sake, e outras coisas que nao sei o que eram.


Sake em garrafinha que bebi de glut-glut

Yay, sei que eh horrivel beber tanto, e eu nem gosto do gosto da bebida, mas acho que tinha que me acostumar com o jeito japones de festar. Exagerei um pouco demais...but daijoubu desu (tdo bem...). Conheci muita gente bacana por lah, inclusive meninas interessadas e bonitinhas. Mas isso eu conto mais pra frente.

Depois de certo ponto, a mesa foi retirada do centro da sala, o som foi ligado em alto volume, e comecou a dance party. Achei estranho, mas para eles era normal. Essencialmente estavam rodando hip hop americano, esses populares que os brasileiros tambem gostam. Com a bebida, todo mundo dancava, inclusive eu me aventurei (e disseram que eu dancei bem :p). A danca deles eh diferente... todo mundo ficava em roda, e alguem ficava dancando no meio. As garotas adoravam dancar de costas para algum homem, meio que se esfregando. Fiquei meio chocado no inicio por pensar que o japao ainda era meio tradicionalista nesse aspecto, mas depois me acostumei, e experimentei. Eh legal, mas sinto falta das dancinhas em roda que faziamos nas raves do brasil. Anyway, o Shanta, homenageado da noite, sempre estava dancando e se insinuando para alguma garota e, mesmo nao tendo dotes fisicos invejaveis, fez sucesso. Talvez as meninas nao quisessem rejeita-lo pq ele era o homenageado, ou talvez o padrao de beleza do japao eh diferente (o que acho dificil, pela quantidade de filmes americanos q eles veem).

Lah quase fiquei com uma japonesa...era bem legal e kawaii, mas nao rolou nada pq eu estava mto zonzo e tb pq tinha medo de tomar iniciativa num lugar onde nao sei os costumes. Mas numa hora quando estavamos dancandos, fiquei um tempo abracando ela por tras e ela segurando as minhas maos, o que me fez pensar que talvez estivesse interessada em algo. Futuro, maybe.

No fim um dos japoneses bebeu tanto que perdeu os sentidos e caiu duro no chao. Eu ajudei a carrega-lo ateh o quarto dele, mesmo estando sem consciencia. Fui pro quarto e caih duro na cama, depois de falar com a patente algumas vezes. Juro, nunca mais bebo tanto. Pelo menos nao ateh a proxima festa.

Sabado - 土曜日

Acordei com ressaca. Foi a minha primeira ressaca da vida, apesar de nao ter sido o meu primeiro porre. Acho que para tudo existe a primeira vez. O Ray me acordou lah pelo meio dia, pois ficamos de ir juntos ao Big Kamera, uma grande loja de departamentos lah do outro lado da cidade. Depois de me arrumar, peguei a Sakura e fui.

Ele andava rapido e o caminho era longo, eu mal conseguia acompanhar. Alem disso, os milhares de pedestres no caminho faziam do passeio um jogo de esquiva constante. Nao tinha comido nada desde o dia anterior, o que me fez sentir pior ainda. Mesmo assim, cheguei vivo no lugar, um grande shopping de 5 andares, todos com milhares de mercadorias. Antes de me aventurar, precisava comer algo. Procurei um shopping subterraneo perto da estacao de metro.


Propaganda do parque pokemon, que faz parte da Expo 2005 (grande feira mundial que estah ocorrendo esse ano, aqui perto de Nagoya)

Tinha muita coisa lah, muitas 'patys', muita moda japonesa. Eu estava muito cansado e soh queria sentar, mas nao achei bancos. Incrivel, nao achei uma praca de alimentacao, e andei muito ateh decidir sentar na escada da estacao de metro. Apos um tempo, tomei coragem e levantei. Acabei achando um Mac Donalds. Que duvida! Comprei um big mac e fritas, mas nao consegui comer direito. Mistura de dor de cabeca e fome e ansia de vomito. Credo! Nevermore.


O Mac Donalds eh igual aos daqui, mas os lanches sao um pouco diferentes. E por incrivel que pareca, nao eh caro!

No shopping vi muitas colegiais, que sao um simbolo sexual por aqui. Acontece que o uniforme eh sempre o mesmo, entao os homens tem uma tara estranha por elas. Anyway, as pessoas nao gostam que tirem fotos delas (pelo menos nao por um estranho que nem eu), mas mesmo assim eu tenho um presentinho para os tarados de plantao:


Essa eh a principal caracteristica das colegiais... foto tirada meio na surdina.

Depois fui na loja de eletronicos. Queria comprar um despertador.... mas achei um mundo de fantasia e milhares de sonhos de consumo. Cada andar era dividido por departamento... tinham andares de brinquedos, pcs, bizarrices... as fotos mostram soh um pedacinho de tudo que havia lah.


Essa eh especial pro Kadoo. Tinha uma secao soh com maquinas digitais de ultima geracao, e um stand com a Ayumi Hamasaki fazendo propaganda (infelizmente nao em carne e osso).


Dois teloes para apresentar um rpg novo de ps2. Lojas de games sao realmente legais por aqui.


Cadeiras de relaxamento. Na verdade ficavam tremendo quem sentava nelas, acho que tinha uma tachinha eletrica em cada cadeira, dando choques nas bundas deles.


Vitrola antiga. Ou equipamento de DJ, nao sei bem. O fato eh q eh bem cara.


Garage Kits (miniaturas de personagens de anime). Quando eu for rico, vou fazer colecao delas...


Ahhh eu quero uma dessas! Versao humana, de preferencia.


Essa mascara altera a sua voz! Pq nao existiam brinquedos assim na minha epoca?


Os vendedores da secao de brinquedos usavam chapeuzinhos kawaii!

Fui tambem num fliperama que tinha no subsolo. Lah, vi muita coisa nova. Minha teoria eh que pq os japoneses tem dinheiro para comprar videogames de ultima geracao, os fliperamas devem oferecer algo que eles nao podem ter em casa. Tinham varias maquinas em que nao era preciso usar os controles tradicionais, e muitas maquinas de 'pegue coisas inuteis com a mao robotica'. O detalhe eh que existiam ateh carteiras de cigarro nessas maquinas.


Simulador de bateria. O cara tocava mto bem. Alias, esses japoneses sao viciados nesse tipo de 'jogo de musica'.


Muitas maquinas de pega coisas. Uma colegial de bonus.

Tinha uma area extremamente rosa com muitas tendinhas de tirar foto, e muitas colegiais passando. Fui explorando, ateh ser cutucado por uma funcionaria em panico dizendo que aquela area era proibida para meninos. Obviamente fiquei mais vermelho do que bunda de macaco de bunda vermelha, mas depois achei engracado.

Voltei para sozinho apos muitas perguntas de onde eu estava. Afinal, as 18h eu tinha outra festa para ir, dessa vez num predio publico no parque tsurumai. Eh que quando no brasil, achei um site que marcava festas de amigos internacionais que nao se conhecem e speed dating (acho que jah escrevi sobre isso num post passado). Pois bem, fui na festa pagando uma taxa de admissao razoavel (1500yen, uns 15 dolares), e me aventurei.

As pessoas estavam muito abertas para papos, muitas vinham falar comigo pelo fato de eu ser brasileiro. Os poucos americanos que conheci me pareceram arrogantes, mas tinha gente de tudo que era lugar. Apesar disso, acho que 70% eram japoneses. O que me deixou triste eh que muitos caras estavam claramente atras de mulheres, nao dando atencao para o resto. As mais bonitinhas eram sempre as mais procuradas, mas eu conheci um bocado de gente legal. Algumas mulheres pediram para que eu continuasse a falar com elas no futuro, acho que eh um bom sinal. Vamos ver se as amizades se desenvolvem.


Esse pessoal eh bem bacana. O carinha da esquerda era professor, vinha dos states, e ficava cantando a menina da esquerda. A menina da direita eh mto gente fina e kawaii, mas ela pediu para eu mosaicar o rosto pois tinha medo da web. O cara da direita nao lembro :p

Anyway, na festa encontrei uma das tutoras do dormitorio onde moro, e andei com ela e mais duas amigas ateh a universidade. Uma foi embora, as outras iriam jantar algo num bar perto. Me escalei para ir junto, perguntando antes se elas eram lesbicas e se nao teria problema em eu ir junto. Obviamente elas se espantaram, disseram que nao e adoraram minha companhia. Lah, conversamos muito, num ingles-japones, e ensinei mto portugues para elas. Foi dificil explicar o que era 'escova tira bolinhas' que eu precisava comprar, mas no fim consegui. O nome em japones eh Kurokuro.


Mto queridas e kawaii as duas! A do meio nao falava quase nada de ingles :p

O bar era bem abafado, cheio de coisas escritas em japones nas paredes, muitos badulaques pendurados e um clima bem tipico dos bares do japao. Parece que esse bar eh mto famoso entre os estudantes da Meikodai, ou Nagoya Institute of Technology, a universidade a qual pertenco.

Fui para casa com elas e caih duro na cama de novo, dessa vez por estar exausto. Esse foi um longo dia, mas no dia seguinte eu havia marcado de me encontrar com outra amiga ao meio dia. Coloquei o meu novo despertador para despertar e dormi tranquilo.

Domingo - 日曜日

Acordei com o despertador apos uns 127 toques na tecla snooze (+9 minutos). Eu jah estava bem atrasado, pois teria que ir ateh uma estacao distante de bicicleta, e tinha que chegar cedo. Fui conferir a hora no PSP, e para minha surpresa, vi que a hora do despertador estava muito mais adiantada do que a hora do PSP, que ateh entao eu usava como relogio oficial. Apos alguns dias de estudo, descobri que a cada 24 minutos de tempo real, o meu despertador passa 30 minutos em seu display. Isso significa que para ele, cada dia tem 19.2 horas. Interessante. Acho que tenho que trocar o relogio.


Taih o dito cujo. Nao dah vontade de jogar pela janela?

Por um lado foi bom pq me arrumei sem pressa, e apos uma boa pedalada e muitas perguntas de onde ficava Kanayama, cheguei vivo. Alias, minha bunda tah quadrada e minhas maos calejadas, de tanto andar de bicicleta nesses ultimos dias. Espero que, pelo menos, isso esteja embelezando minhas coxas :p

Voltando ao topico, o bairro de Kanayama eh bem grande, tem mtos predios altos e luminosos, muito movimento... a noite, me senti em toquio. Mas estamos de dia. E lah, adivinhem o que eu encontrei!


Club Sega! Um predio soh com arcades da Sega. Sugoi! (legal!)

Pena que nao tive tempo de entrar. Rumei direto para a estacao de Kanayama, meu ponto de encontro. Tb uma grande estacao, e do lado tinha o museu de arte Boston-Nagoya. Tb nao visitei, eh claro.


O simbolo de trem eh igual ao do banco imobiliario :p


Incrivel! Ateh aqui encontrei chilenos tocando o mesmo estilo de musica que tocam na praca XV, em floripa. Mas esses tinham bateria eletronica :)

Encontrei a Yumi com um amigo, Koo. Fomos de carro pegar a namorada do Koo numa cidade visinha, muito kawaii (fofinha) ela! Depois nos encontramos com o marido da Yumi, dentro de um grande supermercado. Muitas coisas novas no supermercado, tambem.


Doces gostosos! Aqui eles tb tem, mas sao menos doces dos que os nossos.


Mta mulher usa meia calca mesmo com sapatos abertos. Elas nao conhecem as que deixam os dedinhos de fora. Que pena.


Varias japinhas tem pezinhos fofos. Esses sao os da namorada do Koo.


Prateleira de bengalas! Varios tipos e cores para os numerosos idosos.


Varios tipos de ruffles. Note que os precos sao mostrados em tarja eletronica.


Prateleira de ochas (cha verde). Para a minha lingua, tem gosto horrendo. Estou tentando me acostumar, mas tah dificil.


Os tamanhos de sapatos eram em cm, nao em numeros como no brasil.

Compramos muita coisa para um picnic no parque marinho, periferia de Nagoya. O lugar eh muito bonito, com gente jetskiando num corrego com agua marinha, energia eolica, muito verde e muitas familias felizes com cachorros grandes.


Um dos panoramas do local. Mto bonito!


Meia de dedinhos da Yumi. Vou ter que arranjar uma dessas! Pensando bem, um par.

O picnic foi tudo de bom! Nao bebi nada alcoolico e comi muita comida tipica (incluindo iscas de polvo, sushi de siri e carne de porco). O sashimi eu evitei...


Venha para o picnic voce tambem!


Close da comida. De fazer inveja a qualquer amante de comida japonesa.

Depois da comida e da inevitavel sensacao de sono, praticamos esportes! Badminton, volei, futebol, catchball....


O badminton eh uma especie de peteca com raquetes. Legal eh praticar battou-jutsu (saque rapido de espada) para atingir a peteca.


Catchball eh tipo treino de baseball: um jogador lanca a bolinha, outro pega. E vice-versa. Bem divertido, na verdade =)

Picnic feito, todos cansados, nos mandamos para um Recycle-Mart, loja que vende artigos usados. Tudo muito mais barato, mas mta coisa velha tb. Sem graca. Depois nos separamos, e eu, a Yumi e o marido fomos a casa dos pais da Yumi. Essa foi a primeira casa de familia tradicional japonesa que entrei, e me senti realmente no japao nela. Na sala, todos sentados a maneira japonesa, sem sapatos, na mesa baixa, com muita coisa em volta... pouco espaco, tv gigante e um clima meio formal. Mas a mae dela tentou conversar bastante comigo, pena que nao sei entender mto japones ainda. O futuro dirah.

Fomos entao a um hyaku-en shop, loja em que tudo custa 100 yen (1 dolar). Comprei muita coisa, desde talheres, jogo americano, kurokuro, materiais escolares, etc... morar sozinho demanda algumas responsabilidades a mais.


Nao pude deixar de notar o cambio automatico e computador de bordo do carro, que mostrava a posicao atual do carro no mapa da cidade, tipo GTA. A tela entrava para dentro para a insercao de CDs ou MDs. Hi-tech!

Thanks a Yumi por tudo! Alias, a conheci pela internet, tambem. Nunca a subestime.

Hai! Agora dormir, pq segunda eh dia de estudar.

Segunda - 月曜日

Estudar? Sim, mas soh ateh as 18:30. Isso pq hoje teve a festa de boas vindas aos novos alunos do laboratorio do meu orientador. Eu e mais uns 15 estudantes (machos) fomos a um tradicional bar "happy hour" para beber. No caminho conversei com um estudante sobre mulheres, e ele me contou que aqui realmente as pernas eram mais importantes do que os seios, por isso ficavam mais a mostra. Falou tambem que as japonesas tem menos seios pq comem menos carne. Hummm.... serah?

Anyway, chegamos no bar e ficamos numa salinha separada. Um monte de barbado bebendo, comendo petiscos como pele de ave frita, bolinho de cartilagem de frango e ateh carne crua de frango (sim, nao eh soh em peixes que eles poupam o gas), e rindo adoidado. Nao sei riam pq estavam bebados ou pq as piadas eram boas, pq meu japones nao me permitia entende-las. Bebi pouco e me apresentei para eles em forma humilde e inspirada, o que gerou muitos aplausos e elogios. Tdo de bom, menos o pagamento da conta... rachamos e deu 3500 yen (35 dolares). Eu havia lido que nessas festas, geralmente o chefao paga tudo... mas o consul do Japao em Porto Alegre me falou que o pessoal de Nagoya era meio pao duro. Seilah. Benkyou ni naru na.

Agora estou aqui, apos umas 3h ininterruptas de redacao. Ufa! Tenho orgulho de mim mesmo por ter escrito ateh aqui, principalmente por vc, eventual leitor, ter conseguido ler ateh aqui.

Eh melhor ir indo. Oyasuminasai!

11 Comments:

At 2:48 am, Anonymous Anonymous said...

Meu, que post enoooormeee =D Então vou lendo e comentando aos poucos... ehehhe

UHauhuahuhahauh aeee garanhão auhuhahauh jah jogando seu charme pra cima das japinhas ;)
E que história é essa de vomitar hein? Se entregou tão fácil assim pro álcool?? XD
Parque Pokemon??? Creeeedo @.@
Ahahha Mac Donalds aqui tb jah é mais barato que um bom prato de comida chinesa... =p~~ nao estamos muito longe dos eua e do jp nao XDDD
Noooossa, o Kadoo vai adorar a foto da Ayumi eheheheh e o stand tb ^^ Não comprasse o despertador entao?! :P
Garage kits!!! Consertei os meus, estavam quebrados eheheh São caros mesmo +_+
Ahhhnnnn em Guarulhos tem um desse simulador de bateria, mas como eu sou descoordenada demais, não tive coragem de tocar =p~~ eheheh
Área proibida pra meninos??????? UAHUAUAHUAHUAUHUAUHHAUUHAHUAUHAHUAUHAUHHUAHUAUAHUUHHAUHAUUHAHUAHUAUHAHUAHU Nunca vi disso, a não ser em banheiro auhuhauhahuahuahuauh
Kurokuro uhauhahuahu Eu não tenho paciência pra usar isso :P
Ow, acho que tu emagreceu hein!!! nao acha nao? :P Também, sem a comida da mamãe, neh....
auhuhauhauauhahuuhahuauauhuauhah que despertador fdp... ahuauhauhaua
Ow, eu tenho um dicionario desse :P acho que toda pessoa que estuda japa tem um XD~~~
Blub Sega??? ahuhaua legal =D
Puuuutz, e nao é que é igual ao banco imobiliario mesmo??? o.o *pasma*
Ahnn eu gosto de chá verde =)
Mas acho que os cm dos sapatos japoneses nao sao bem os cm que temos aqui... o.o eu pensei que fosse, mas depois ouvi falar que nao. Li em algum lugar, não me lembro aonde....
Nossa, só festa ae hein? :p hauhahuauauh

Acho que é isso por eqto.
Quero ver vc ter tempo pra ler todos os comentários, com tanta festa aí pra ir ;)
Beijos, guri =** te cuida

 
At 7:00 am, Anonymous Anonymous said...

uau post enorme e empolgante.
Qtas festas e japonesas kawaii!
Cuidado pra nao ser preso tirando fotos das gurias aih e entrando em area proibida para meninos xD~~~ E com o alcool :P
Ateh parece um sonho... Nao arruma o despertador nao, vai q ce acorda no Brasil xD
Abracos! Tb estou orgulhoso de vc! =D

 
At 10:56 am, Anonymous Anonymous said...

Xiii, caiu na perdição
se acabando nas bebidas e se revelando com a tara das colegiais hein!!! =p
Despertador que vai adiantando o.O???? Cool, quero um desses pra mim =)
[]'s

 
At 11:32 pm, Anonymous Anonymous said...

Tive tempo pra ler todo post...yeah!!!(a correria por aqui tá grande)
Post grande mas empolgante, não conhecia tão bem o seu talento pra redação...parabéns!
Vê se manera na bebida, ou vc vai ficar sem fígado!
Adorei a meia de dedinhos, vê se compra uma pra maninha aqui e manda pelo correio, tá?
Bom, vou terminando o comentário por aqui pq tenho um zilhão de coisas pra fazer!
Te cuida, te cmo muito
Beijão

 
At 9:38 am, Anonymous Anonymous said...

Puf puf puf...
E ae!!! li tudinho sim, mta mta mta inveja!!!!
Eu quero um PSP, eu quero morar na loja de videogames!!!!
Haha! quero ver vc estudar direito num mundo tão interativo e cheio de menininhas vorazes ao seu dispor... te cuida!!!!
Abraço guri que tem paciÊncia de escrever por horas a fio!!! t+ ^^

 
At 11:07 pm, Anonymous Anonymous said...

tenho q admitir q eu tb fiquei chocada com a "atiração" das japinhas :P hauhauh
sempre pensei q o troço fosse mais conservador por ae :)

;** ótimas fotos!

 
At 3:04 am, Anonymous Anonymous said...

Oiii Thi!!!
Que bom que está dando tudo certo pra vc, li os seus posts (ou alguns deles...já que são todos Enormes!!!) e é tudo muito bacana...
Seguinte, tem algum e-mail que você leia com certa frequência??? Quero trocar umas informações com você... :-)
Me escreve ok? kpixaba@gmail.com
Abração meu amigo...sucesso e felicidades, sempre.

Dark!

 
At 5:48 am, Anonymous Anonymous said...

E ae cara, moh merda eu naum poder ter ido na tua festa de despedida, malz ae. Boa sorte ai no nihon, quero vc voltar sabendo tudo de computação! ; ]

 
At 8:17 am, Anonymous Anonymous said...

hahahah agora ate me inspirei a comer mais carne.. mas acho q nao adianta mais =~
iaIahiahiua
=***

 
At 4:03 pm, Anonymous Anonymous said...

Estão bem agradáveis os teus relatos das tuas experiências por aí, espero que mantenhas por um bom tempo este mesmo "pique". Quanto ao mundo nipônico em particular, ponha mais fotos de situações culturais específicas, como aquela do parque com as sakuras, pois assim satisfaria não só a minha, mas a curiosidade de quem está acompanhando as tuas "peripécias" por aí.
Fico por isso, um abraço, e conserve bem essa tua vitalidade (não me refiro às celebrações alcoólicas) e disposição. Até

 
At 10:38 pm, Anonymous Anonymous said...

Nao to conseguindo comentar lah em cima, entao vai aqui mesmo! :P

Ahhhh uma loja de mangá, que lindo =~~)
Terminei de ler Angel Sanctuary /o/ acho que jah te contei... :P
Kaikan (~Phrase) é o prédio que vc mora? :P ehehehhe qual o significado desse kaikan ae? Dá uma pesquisada...

=** beijos

 

Post a Comment

<< Home