Thursday, April 14, 2005

Novidades concretas!

Bom, primeiro gostaria de apreciar os elogios na minha redacao. Sempre que possivel irei escrever de modo que todo mundo possa ter uma ideia do que estou passando, inclusive eu no futuro.

Vou contar mais ou menos como eh o meu dia...

Acordo de manha naturalmente, pois nao tenho despertador. Estou na esperanca de nunca dormir demais, pois a diretora do centro de intercambio vive dizendo que atrasar eh um pecado capital por aqui.

Poise. Acordo, tomo um banho, ligo a tv... como alguma coisa que comprei no dia anterior, as vezes jogo um pouco de psp, e daih vou para a aula de japones intensivo (todo dia 10:30 - 16:10. Semana que vem comeca 8h...). Encontro meus coleguinhas na sala, faco uma reverencia para o professor e para todo mundo que passa por mim, dizendo Ohayou Gozaimasu! Isso eh algo como "bom dia!". Em chines, digo Nihau! Eh a unica palavra em chines que eu sei, significa "oi!".


Meus 4 coleguinhas, todos chineses: Kyuu-san, Han-san, Lee-san e Too-san.

Eh engracado pq "Too-san" se parece com "Otoosan", que eh "Pai" em japones. A gente fica brincando, principalmente a professora, que ele eh o nosso paizao. Alias, a Nakagawa-sensei, a professora que mais temos aula, eh muito engracada. Eh uma senhora jah, mas vive fazendo palhacada na aula. Eh bem engracado. Acho que ela estah tentando me juntar com a Kyuu-san, ela as vezes solta umas indiretas na aula. Eh estranho... mas a Kyuu-san eh muito legal mesmo. Geralmente a gente almoca junto no restaurante.

Ahh o restaurante! Eh bem mais chique que qualquer RU. Vc escolhe o que quer, e sao varias opcoes. Geralmente os peixes e frangos empanados sao mais gostosos. Em tempos de japao, ateh saladas sao gostosas. Eles servem agua com gelo e cha de graca, geralmente vc tem mtas tigelas, como arroz, miso (tipo de sopa), e o prato principal.

E hoje foi bem bom, pois fui num restaurante diferente, e vi muitas japinhas lindissimas por lah, inclusive com dentes certinhos! Isso me deu esperanca =) Algum dia tiro algumas fotos delas.

Depois do almoco volto para a aula. Alias, a aula eh beeeem puxada. Em 3 dias, jah to tendo que decorar 90 kanjis, conjugacoes de verbo e formas polidas. Isso eh bom, pois o que mais me assusta em relacao ao meu futuro no japao eh a lingua. Pelo menos vou poder falar melhor.

Apos a aula geralmente passo no meu laboratorio, falo com uns japinhas e com o meu tutor (mostrei a foto dele noutro post, segurando um cartaz com meu nome). Falo com o orientador quando nos vemos. E daih uso um pouco o pc. Checo e-mails, entro em sites, escrevo no blog...

Nesses dias tenho ido no supermercado ou no conbini para comprar comida. E daih volto para casa e durmo =) Ok, nada muito agitado, mas isso eh soh arroz e feijao. Sempre tem um tempero diferente para apimentar meu dia.

Blz. Agora, fatos passados que nao contei. Outro dia conheci, atraves da minha antiga professora de japones Yoko-sensei, um brasileiro que faz pos doutorado aqui, o Gutto-san. Ele eh super gente fina. Mora aqui no japao ha uns 6 anos, e jah estah noivo. Ele estuda biologia molecular, algo assim. O laboratorio dele era super legal, cheio de instrumentos que eu nao tenho a minima ideia para que servem.


Esse negocio eh um mexedor, como dizia o Marcelo (Marmelo Martelo). Ela fica rodando e girando as plaquinhas que devem ter algumas colonias de aliens dentro.

O Gustavo estah se transformando numa boa companhia de e-mails e um amigo que eu posso contar. Outro dia ele disse que o chefe dele estava querendo se livrar de uma TV, e daih perguntou se eu queria. Que duvida! A tv estah perfeita, tem 20', e agora adorna a minha sala. Valeu Gustavao!

Por sinal, os programas japoneses sao mto bizarros. Eles sao mto sensacionalistas, mas existe uma programacao distribuida de acordo com o horario. A NHK (principal emissora de TV daqui)eh publica, se nao me engano, e mostra programas educacionais, infantis, documentarios... Eh mto divertido.

Pelo pouco que eu vi, existem noticias da cidade de Nagoya, talvez exista um canal especifico daqui. Nao sei. Ainda tenho que comprar um cabo para melhorar a imagem da tv, pois existe uma antena externa e todos os apartamentos tem um plug para ligar essa antena `a tv. Mesmo assim dah para ver coisas interessantes, como o Stretch man. Ele combate seres bizarros e ensina as criancas a fazer alongamento.


Vamos alongar! Ichi! Ni! San! Shi! Gooooooooooooooooooooooooo!

Tambem tinha os Stretch Kids! Kawaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!


Eles representam frutas, mas nao sei quais... o guri eh um frutinha mesmo.

Viram como a TV eh boa? No mais, ontem fui na GIGAS, uma grande loja de departamentos que tem por aqui. Precisava comprar algumas coisas para casa. Comprei travesseiro, tigelas, pratos, sabonete, comidas gostosas... Tambem tinha que arranjar um meio de locomocao. Acabei escolhendo um Chevrolet.


A minha camera eh um must mesmo. Notem a marca da bike. Tambem tinham bicicletas da Benneton e da Panasonic (!)

A minha nova bike, a qual acabei de nomear como Sakura, eh bem boa. Normalmente as bikes aqui sao feias, parecem de menina, tem cestinho na frente, um farol e apenas uma marcha. A minha nao tem nada disso, mas tem 18 marchas, o que eh otimo para mim. Mas tenho que colocar um farol nela pq eh exigido pela policia daqui.

Entao, relembrei que gosto de andar de bike. Hoje andei por umas 2h seguidas na Nagoya noturna, procurando pelo banco do brasil. Eh que a grana estah ficando curta, e tenho que sacar algum dinheiro da conta. Eles cobram 15 dolares pela operacao, mas fazer o que neh. Anyway, bicicletei por varias regioes extremamente movimentadas, sem problema algum. Nagoya (e talvez o japao) eh projetada para o ciclismo, pois todas as calcadas tem rampinhas para bike, passagens para bike, e alem disso o risco de roubo eh pequeno. Se houver, como as bikes sao registradas, a policia devolve caso encontre.

A cidade eh mto bonita, com muitos neons e monumentos. Algum dia faco um post especial da cidade noturna, com mtas fotos.

Voltando `a loja, tem de tudo, desde jardinagem ateh capa de volante de carro.


Parece as Americanas.


Aqui The Sims eh chamado de Sim People.


SIM! Eh um depilador de pernas masculinas!

Joinha neh! Estah ficando meio tarde, portanto vou acabando esse post um tanto quanto abruptamente. Eh a vida.

7 Comments:

At 11:03 pm, Anonymous Anonymous said...

Meu, assim ateh eu teria gosto de andar de bicicleta, sem muito roubo... ~
Meu, depilador pra pernas masculinas? que bizarro... o.o
uhauhauhau pow, 15 dolares pra sacar dinheiro, que roubo XDDD uahuahua soh podia ser banco DO BRASIL mesmo :PP
beijos =**

 
At 1:19 am, Anonymous Anonymous said...

Realmente andar de bicicleta é bom. Faz tempo que eu nao ando. Jah conseguisse encontrar o Banco do Brasil? Eh bom saber onde fica. E viva o Banco do Brasil, imagina se voce tivesse conta no Besc? huahauhauhauhua

Abracos do Cadu

 
At 6:07 am, Anonymous Anonymous said...

cara, seus post são muito foda, vê se num larga isso, dá mais vontade de ler seus post do que qualquer livro legal! hehe

e as foto são massa tb, bota um monte aê!

Abração!

 
At 9:00 am, Anonymous Anonymous said...

Pra sacar no Banco do Brasil não é $2 + 0,5%?

Esses japas são tudo gays, só pode =P

O design tá bom, bem funcional e os posts tão ótimos. Mas se quiseres ajuda como diz ali embaixo avisa.

Beijos e se cuida!

 
At 10:52 am, Anonymous Anonymous said...

Wowww,
então é verdade mesmo que os japinhas jogam televisões em bom estado no lixo, tens que andar pelos bairros ricos que tu podes achar uma 40 polegadas em cima do lixão =)

Fora as viadagens masculinas japonesas deve estar sendo bem massa. Apesar de parecer dureza toda essas aulas vale a pena, quanto mais rápido pegar a base para poder se comunicar melhor vai ser. Boa sorte!

 
At 1:38 pm, Anonymous Anonymous said...

Tua camera tem um publicitario embutido. Olha a foto da Chevrolet-Sakura, super efeitos. Ela vai ficar estranha com lampadinha. =P
Poder andar de bicicleta de lah pra cah, que sonho.
E japinhas lindinhas. /o/
Tas bem, hein sonne.
Abraco!!
*tiago assistindo nhk*

 
At 9:17 am, Anonymous Anonymous said...

Estamos felizes com a sua adaptação neste país tão diferente do nosso!
A vó ficou preocupa em saber que vc bebeu demais...cuidado pra não passar mal, ou fazer disso uma rotina!
E amamos muito!!!
Beijão!
Te cuida,
até mais!!!

 

Post a Comment

<< Home