Wednesday, April 13, 2005

Minha caminhada por nagoya

Estou tentando fazer posts diarios, mas pelo visto estah dificil, principalmente pelo trabalhao que dah. Mas acho que vale a pena. Algum dia, poderei mostrar para os meus netos como foi a minha viagem promissora ao pais, quem sabe, que eles nasceram. Mas sao soh especulacoes.

Desde que vim para cah, tenho observado muito atentamente a vida e as coisas. Antes de falar sobre comportamentos e detalhes, falarei sobre o que os meus olhos veem. Esses dias andei passeando muito, a pe, pelas redondezas, e acho que eh uma coisa boa colocar aqui as minhas primeiras impressoes, pois eh bem possivel que elas mudem.

Bom, a primeira coisa que vi em Nagoya foi que, como em qualquer cidade grande do japao, a tecnologia existe e faz parte do dia a dia.


Esse cara eh muito famoso por aqui... eh aquele tipo de apresentador de tv que vc tem vontade de esganar, mas os segurancas dele certamente te quebrariam a cara.

Mas isso foi perto da estacao do trem bala, longe de onde eu moro. Moro no bairro Showa, que fica perto do centro, em area urbana, mas com muito verde. A minha universidade fica bem do lado do parque Tsurumai, um dos maiores parques daqui das redondezas. Ele tem um monte de monumentos, muitas sakuras e eh muito famoso.


A arvore rosa mostra as Sakuras. No fundo, o hospital da Universidade de Nagoya. E sim, as estatuas aqui usam roupas!

Nessa epoca ocorre o chamado HANAMI (literalmente "ver flores") onde milhares de japoneses fazem picnics com muita bebida e diversao em locais onde podem apreciar a Sakura (a tao amada flor de cerejeira). Como o parque Tsurumai tem muitas dessas arvores, sempre enche de gente. Muitos dormem aqui apos as rodadas interminaveis de bebida.


Infelizmente nao eh soh no Brazil que a gente ve esse tipo de cena...

Mas tambem existem coisas boas: muitos turistas, gente feliz e amizade. Muitas barraquinhas vendendo comidas, com joguinhos "ganhe presentes que valem menos do que o custo do jogo, mas apenas se vc acertar o alvo". Tambem tinham artistas de rua, como magicos e cantores.


A bandinha tocava um tipo de jazz... notem que tem teclado e sax.

Em geral eu me sentia meio mal comparando a minha camera velha e nojenta com os milhares de celulares e cameras profissionais que fotografavam tudo de todos os angulos. Mas agora passou :) O parque tem muitos arranjos diferentes de flores, muitos "mini quintais". Afinal, isso eh especialidade dos japoneses.


Esse eh apenas um dos muitos exemplos de flora.


A tao idolatrada sakura.

Tambem, muitos pais saiam com suas criancas para brincar no parquinho. As criancas japonesas sao mto fofinhas! Kawaii!


Muito legal! Dah para jogar jogo da velha rodando as pecas de madeira.

Ok, chega de Tsurumai. Tambem saih pela cidade afora, sempre 'a peh pq nao tenho bicicleta. Eles usam muito esse meio de transporte, pois podem deixar as bikes na rua sem medo de roubarem. Mesmo assim eu me aventurei com o meu diskman e meus tenazes pes.

A primeira coisa interessante de se dizer eh que o japao parece um lugar muito legal para se morar em familia. As areas residenciais sao tranquilas, limpas, pacificas, tudo de bom. As ruas sao estreitas, mas como poucos carros circulam ao mesmo tempo, fica tudo tranquilo.


Panorama de uma area residencial

A policia funciona por aqui: em cada bairro existem 1 ou mais kobans, pequenos postos policiais que servem de auxilio e prevencao. Muito uteis!


Os Koban sempre mostram cartazes legais. Note o simbolo da corujinha :p

Nos centros vc encontra tudo o que precisa, e tambem sao organizados. Nagoya nao eh nenhuma Tokyo, mas quebra um galho enorme em termos de progresso. E eh mais barata =)


Nao tenho a minima ideia de que torre eh essa, mas achei legal.

Ah sim! Carros! Eles tem toda a variedade possivel. Destaque para os minicarros (mini mesmo!) e para os grandes family cars.


Reparem no tamanho do carro proporcional `a porta.


Carro legal na rua. Sim, eu gosto de estatuas.


Ahhh agora sim um esportivo estiloso!

Chega de carros. O legal foi quando eu fui me encontrar com o Hideki, amigo japones que falo ha algum tempo pelo msn. Procurando o mesmo no centro, visitei alguns lugares bem legais e movimentados. Em um tipo de shooping encontrei um bar brasileiro, com uma gigantesca bandeira do brasil na frente. Acho que eh tudo em funcao dos dekasseguis.

O termo dekassegui se refere `a trabalhadores temporarios em geral, mas no brasil eles sao conhecidos como descendentes que saem do brasil apenas para trabalhar algum tempo em alguma fabrica ou servico bracal no japao. Ganham uma graninha boa, mas tambem se matam de trabalhar. Aqui em nagoya existem muitos desses por causa das industrias, e isso pode ser bom ou ruim: por um lado eh bom ter gente 'conhecida' por perto, por outro eh ruim pois alguns brasileiros sao arruaceiros, o que acaba com a imagem de todos os compatriotas perante os japoneses. Fazer o que.

Bom, procurando pelo Hideki, encontrei uma LOJA ESPECIALIZADA EM VIDEOGAMES! Weee um paraiso para mim. Tinha de tudo, desde prateleiras de RPG ateh secoes hentai. os jogos mais novos eram expostos em stands com monitores mostrando o jogo. Existia tambem varios videogames expostos que vc podia jogar para experimentar. Eu tentei um pouco do Nintendo DS e o PSP, os dois portateis que eu estava em duvida.


Ahhh queria ter um vale infinito para essa loja...

No fim nao resisti e comprei um PSP (Playstation Portable), da sony, junto com Lumines, um excelente jogo que mistura tetris e musica, do criador do Rez e Space Channel 5. ANIMALLLL! Alem disso, o psp permite a visualizacao de fotos, videos e tambem funciona como mp3 player. Show de bola. A loja tinha um andar soh de GUNDAM e muitos garage kits!

CHEEEEEEEEEEEGAAAAAAAAAAA!

Amanha, outro post!

6 Comments:

At 12:03 am, Anonymous Anonymous said...

Olá Thi,
A cidade onde você mora é muito bonita mesmo, parece aquelas cidades arborizadas que vemos nos filmes (só que combinada com tecnologia)!
E as malas já estão com você?
Este negocócio de fuso deixa a gente meio confusa, mas é só questão de tempo pra acostumar, dai irei comentar e enviar e-mails no momento certo!
Te amo muito,
te cuida por ai viu?
Beijinhos

 
At 1:59 am, Anonymous Anonymous said...

O /hirile q ficou em nagoya um ano acho.. nao tenho certeza!! hehehe
Ele me falo uma vez dum predio q era sei la quantos andares soh de videogames.. mas nao pra comprar pra fica o dia inteiro jogando la =D
hehehe
=****

 
At 5:41 am, Anonymous Anonymous said...

Tua camera fez altos efeitos na foto desse carro azul. =D
E quase dah pra escutar a sirene ion ion daquele carro da policia, q nem em filme japones!
Vc tah mandando bem nos posts, viciante. =) A cidade parece muito bonita.

Ah, ve se dorme!
Abraço!

 
At 6:46 am, Anonymous Anonymous said...

ow rapaiz, eu acho que vc deveria tirar mais fotos da loja de games! uhahauhau e digo mais, eu acho que vc deveria me mostrar o psp funcionando depois! E digo mais, quando eu for rico vou pedir pra vc trazer um psp pra mim! uhauha! mas daí acho que ele já vai tá ultrapassado! uhauha anyway, abraço pra vc!

Joga tudo aí por mim!

 
At 10:55 am, Anonymous Anonymous said...

Mas já está gastando dinheiro aí é? Deve ser bem tentador mesmo. Experiência própria :)

A cidade onde você está é bem bonita pelas fotos. Continua postando aí!

Abraço e seu cuida
Cadu

 
At 10:53 pm, Anonymous Anonymous said...

Já falei que teu blog é interessante demais, e que suas fotos são muito bacanas!!!
Continua postando sobre a sua viagem, tenho certeza que todo mundo tah gostando.
Ahn, e boa prova amanhã ;*** durma bem

 

Post a Comment

<< Home