Friday, April 15, 2005

Mais amigos!

Ontem foi legal. Enquanto eu estava bloggando, o Ray veio falar comigo no MSN. Deixem eu explicar. Antes de vir para cah, usei meus dotes nerdisticos para achar alguns amigos aqui em nagoya, atraves da internet. Acabei achando uma indiana chamada Karthik, que infelizmente jah tinha terminado o mestrado, e portanto nao pude conhece-la.

Pois bem, ela falou de mim para o Ray, que veio de Sri Lanka, e daih eu o conheci ontem. Muito gente fina ele. Estah fazendo doutorado em computacao tb. Ele ficou lah em casa um pouco, conversamos bastante, ele me mostrou alguns hotspots da cidade, incluindo o 100 yen shop (algo como loja de 1,99 aqui), e conversei por telefone com um outro brasileiro que faz doutorado aqui, o Mauricio. Tambem falou com o Kumagai, japones que mora aqui no predio tb, e ele veio me visitar. Conversamos num japongles, rimos bastante, e jogamos um pouco de psp em turnos. Depois fui dormir, pois hoje tive prova de japones e precisava estudar um pouco.


Ray, Kumagai e eu. Misturas rulez!

Hoje de manha fui para a aula, estudei mais um pouco, e no almoco encontrei o Mauricio. Fomos almocar num restaurante caseiro, bem familia mesmo, fora da universidade. Comi bastante coisa, estava bem gostoso e barato. Foi num daqueles restaurantes tipo japones que vc senta em cima das pernas, sem sapatos, numa salinha separada. Benkyou ni naru na... pena que eu estava sem a maquina para tirar uma foto, mas outro dia tiro e mostro proceis.

O Mauricio estah noivo de uma japonesa que se chama Mama. Diz que vai me apresentar para um pessoal legal, e vamos fazer ainda muita coisa juntos. Daih me fez pensar numa coisa interessante: efeito borboleta. Um pequeno ato, como falar com uma desconhecida no orkut, me fez conhecer tanta gente legal. Acho que nossos atos sao sementes, dependendo de como vc as planta e nutre, elas podem gerar bons frutos. O contrario tambem acontece, entao cuidado com as burradas da vida. Daih vem o ditado, "Quem planta, colhe", infelizmente muitas vezes usado apenas no sentido negativo.

Pois bem. Fiz a prova, acho que tirei uns 8,5, maybe. As conjugacoes causativas estavam problematicas. Fora isso, tudo bem. O Suzuki-sensei estava dando umas dicas na prova, e os chineses colaram muito, mas tudo bem.

Anyway, outro dia nao falei em detalhes, mas fui com o Hideki-san, amigo japones que conheci atraves do msn, desde os tempos de brasil, para o Hanami. Lah a bebida e comida sao de graca, todo mundo bebe muito. Conheci uma japinha bem jeitosinha e divertida, e uns amigos muito estilosos. Um deles, Jun-san, parecia o Wakka do Final Fantasy X =) Ele tem um blog em japones, e disse que ganha mta grana com propaganda pelo Google Ad Sense. Entao, se vcs realmente acham esse blog legal, espalhem! Quem sabe com mais movimento eu possa ganhar uns trocados tambem....


Existem muitas dessas lampadas por aqui.

No hanami, alem de tirarmos muitas fotos de sakuras, fui bem recepcionado pelo anfitriao, que me ensinou a tomar alguma coisa que nao lembro. O ritual eh assim:
  1. Diga em voz alta e melosa: Itadakemasu! (leia como Itada'kimaaaaaaaasss!). Eh a prece dos japoneses antes de qualquer refeicao. Significa algo como 'agradeco pela comida'Ponha na boca um docinho que nao tenho a minima ideia o nome ou composicao;
  2. Segure com as duas maos a tigela com um liquido verde que parece caldo de espinafre;
  3. De um gole elevando a tigela na boca e inclinando a cabeca para tras;
  4. De outros 3 goles, de modo que toda a tigela tenha sido tomada no final;
  5. Fale num tom de voz satisfeito: Gochisou-sama deshita! (Gotisoo-sama' deshta!). Fale isso sempre apos as refeicoes, que significa 'estava mto gostoso'.

O anfitriao, eu e meus amiguinhos.

Nao era tao ruim (a bebida, pq a festa tava mto massa!). O pessoal gostou de ter um brasileiro por lah, muita gente se interessava em conversar. Teve showzinho duma pseudo banda japonesa, que tocou coisas tipicas com o Shamisen, instrumento japones que parece um violao de 3 cordas. Tentaram, depois, tocar uma especie de samba, com mtas batucadas. Tinham alguns turistas estrangeiros pagando mico no palco montado ao ar livre, fingindo que dancavam.


Procurei por Shamisen no google e achei isso. Que absurdo!

Mto bem. Tomei umas biiru (cerveja japonesa), que tem o mesmo gosto da cerveja brasileira, vinho e 'japan sprit', que parece uma cachaca forte. Eles foram me incentivando a tomar, o que eh costume por aqui: um parceiro sempre enche o copo do outro, todos bebem muito (inclusive as mulheres) para perder a 'mascara social' que os japoneses insistem em manter em situacoes normais. Eu fiquei pra lah de bagdah.

Anyway! Acabei de voltar do correio com o meu novo cartao de banco (sim, dah para fazer conta bancaria no correio), depois fui pegar meu cartao universitario e agora estou aqui. Isso estah consumindo muito o meu tempo, mas eh divertido =)


O correio tinha mtas poltronas e tv para o pessoal que esperava.

OK! Parece que vai ter uma festa de despedida para alguem lah no predio, e vou dar uma passadinha por lah. Dia 22 tem a festa de boas vindas aos gaikokujins (estrangeiros), vai ser joinha :)

Fim de semana! Weeeeeeeeeeeeeeeeeee!


Por de sol legal para acabar a semana!

7 Comments:

At 11:13 pm, Anonymous Anonymous said...

Que bacana... puxa fico muito feliz que voce esteja se adaptando bem ao lugar. Aproveite ao máximo a sua experiencia porque sao poucos os privilegiados como voce.

Abraco Corlen

 
At 6:28 am, Anonymous Anonymous said...

(Coloca o Google Ad Sense entao, ueh.
Sim, esse blog tah muito legal!)

Ei, esse Ray parece um professor indiano da ufsc!
As fotos estilizadas da tua camera fazem a cidade parecer ter um ar poluido. :P
Como vc tah novinho na foto no tal Ringo!
Apareca, sumido. ¬¬
{}ss

 
At 8:30 am, Anonymous Anonymous said...

nossa, eu ia me dar muito mal nessas festas, pq nem de bebida alcólica eu gosto... tou fora...

 
At 3:35 am, Blogger Denise said...

Tem "Shop 99" por aih?

 
At 5:09 am, Anonymous Anonymous said...

Eu vou com o Shawn tb pq não gosto de bebida alcólica.
Tem um indiano que trabalha lá na empresa e ele fala com um sotaque muito engraçado e comumente estreve numa linguagem meio portugues meio ingles.
Legal que você tá fazendo amizades (eu estou fazendo o contrário e muito bem).
Efeito borboleta de ações, hmm... benkyou ni naru na!!!!!

 
At 12:56 pm, Blogger Bianca said...

Gostei dos comments com foto =P

No Brasil tb dá pra abrir conta nos Correios - Banco Postal. Mas o do Japão é mais famoso, é o maior do mundo, e detém 20% de todos os depósitos em poupança por aí.

Manda um email falando como tu queria o blog, se já pensou em algo... Se não, falamos outra hora no MSN ;-)

Teh!

 
At 10:54 pm, Anonymous Anonymous said...

aeeee pinguçoooooo XD euhuauauhauhauhahu
yeah yeah =p~~~~
ow, agora to com a boca inchada tb, pena q a gente soh se encontra quando eu to trabalhando, que não tem webcam. hauhahua
beijos =***

 

Post a Comment

<< Home