Tuesday, May 10, 2005

Pasta e Chocolate

No ultimo post eu estava indo dormir pois a Sueli me convidou para ir trabalhar com ela de manha. Acontece que ela trabalha em um jornal brasileiro aqui, o International Press. As revistas que iam para uma filial da The Amigos, o supermercado brasileiro no Japao, foram parar em outra filial, e nossa tarefa foi servir de paper boy para deixa-las no lugar certo.

Primeiro fomos para a cidade de Kani, no estado vizinho de Gifu. Aqui tudo eh mais perto comparado com o Brasil, entao levamos apenas uns 40 minutos de carro para chegarmos lah. A cidade era pequena, mas grande o suficiente para ter uma filial de um supermercado cheio de produtos brasileiros. A primeira coisa que me chamou a atencao foi o cartaz na frente.


Miss nikkei! Ve se pode! Devem causar inveja nas japinhas reais.

Entrei na loja, finalmente. Parece um mercadinho qualquer, mas com mercadorias extras como cds de pagode, dvds de filmes e home theaters made in China (!).

No problem. Lah o pessoal se trata muito bem, os funcionarios cumprimentam os clientes pelo nome e um acougueiro pode virar gerente de loja. A sueli vivia de sorrisos e palavras bonitas, aquele tipo de relacionamento falso que sempre vemos quando duas empresas se encontram. Eh phoda ter que fazer o social pq vc eh obrigado. Mas vamos aos produtos!


Essa foto resume o local: comida, acougue e coisas nada a ver com supermercados normais :)


Tem tambem muitos produtos brasileiros que vc provavelmente nunca viu no Brasil...


Nao viu a ultima derrota do gremio, a final da novela ou as videocassetadas do Faustao? Seus problemas acabaram! Aqui vc pode comprar DVDs de programacao televisiva 100% originais!


Tambem temos carne brasileira para um sempre desejado churrasco.


Ok, nem tudo eh brasileiro...

Alias, fiquei sabendo que muitos peruanos tambem assombram a cidade, talvez tambem nas industrias. Soh sei que existem muitos brasileiros aqui, soh na Toyota tem mais de 500. Se estah todo mundo feliz, nao vejo problemas.


O jornal tambem eh editado em espanhol, e eh direcionado aos dekasseguis.

Depois de tudo pronto, depois de escutarmos ateh a trilha sonora do Pequeno Buda no carro, resolvi arrastar a Sueli para um fliperama que tinha ali perto. Afinal, faz parte do meu mestrado estudar sobre jogos =)


Mais um arcade soh da Sega.

Nos jogamos taiko por 200 yen (fiquei indignado pq em nagoya estava o dobro do preco!), batemos fotinhos e ficamos observando as coisas estranhas. Existiam tanto maquinas para meninas quanto maquinas de pachinko e outros jogos de azar.

O interessante foi uma maquina de corrida de cavalos que era mistura de jogo eletronico com miniaturas reais de cavalos correndo na pista.


Corre pangareh!

Tinham dois caras jogando na hora... eu, o fotografo curioso, meti a camera dentro do hipodromo para tirar uma foto de close dos cavalinhos, e tudo parou de repente. Normal, pensei que o jogo tinha acabado. Tirei minha foto e saih, quando percebi que o jogo recomecara. Na verdade tinha um sensor para evitar que alguem metesse as maos nos cavalinhos, e eu tinha interrompido a emocionante corrida dos japinhas. Ainda bem que eles sao timidos demais para me dar porrada.

Mas bien, depois a Su me deixou no centro de novo, pois fiquei de me encontrar com a Shin He, uma das coreanas do outro dia. No caminho nao pude notar um ponto estranho no computador de bordo do carro.


O que serah que aquela suastica estah fazendo ali?

Daijoubu. O encontro com a Shin He nao foi nada especial... conversamos bastante, comi um cachorro quente, ensinei ela a jogar truco... fomos a uma farmacia e depois nos despedimos.


O produto bizarro do dia eh essa mascara de jason que aparentemente purifica a pele.

No dia seguinte me encontrei com a Riyo, mais uma pessoa interessada em ingles. Nao sei se isso eh uma desculpa para encontrar estrangeiros ou se realmente nao existem bons metodos de estudo aqui, mas existe muita gente procurando um cara como eu :p


Riyo e o laguinho.

A Riyo eh bem legal tambem. Ela passou um tempo no Canada, por isso sabe um bom ingles. Perguntei para ela sobre as garotas japonesas, que raramente mostram seus reais sentimentos. Ela disse que eh assim mesmo... preciso de mais opinioes para ter uma teoria completa, mas resumindo elas nao dao sinais de que gostam do cara, mesmo se forem apaixonadas por ele. E as vezes dao sinais sem querer dizer nada. Se alguem diz 'I like you', vc nunca sabe em qual sentido isso se refere. E o pior eh que jah aconteceu comigo algumas vezes.

Ficamos um tempao observando o lago, onde milhares de peixes, tartarugas e patos se multiplicam alimentados pelas migalhas que todo mundo joga. Ateh que eh divertido ver os bichos se esguelando para comer as petalas de flores que caem.


Pena que eh proibido pescar :(

No meio da tarde a Yasuyo me ligou perguntando se eu queria fazer alguma coisa. Chamei ela para nos encontrar, mas quando a Yasuyo chegou, a Riyo jah tinha ido embora. Conversamos um pouco e rumamos para a casa do Mauricio, onde ia ter o feijao. Eventualmente o pessoal se encontra na casa do Mauricio para comer uma boa comida brasileira, e eu consegui arrastar a Yasuyo para essa.

De carro, nao conseguimos achar a casa do Mauricio, que foi nos pegar de bike no supermercado Yamanaka. Acontece que as ruas nao tem nome (soh as avenidas principais), e grande parte das pequenas ruelas residenciais sao de mao unica, alem do que as casas se parecem muito umas com as outras. Mas chegamos vivos lah.


Nao sei se eram bons cozinheiros ou bons escultores.


A latinha do canto inferior esquerdo nao era cerveja mas tinha gosto de cerveja. E a panela eletrica eh muito popular aqui, faz arroz em minutos!

Estava bem gostoso. Varios brasileiros, ovinhos de pascoa e feijao! Falavamos baboseiras como times de futebol, gramatica correta e sotaques de diferentes regioes.


Fora as duas japinhas da frente e a de branco, era tudo brazuca.

Eu e a Yasuyo saimos cedo e rumamos para o parque tsurumai conversar um pouco.

Sentamos proximos a uma fonte a ceu aberto, sem medo nenhum de bandidos ou coisa parecida. Eh muito comum ver mulheres sozinhas perambulando na madrugada, apesar de a violencia estar aumentando gradativamente por aqui.

Anyway, conversamos bastante, e com o frio nos aproximamos. Foi bem romantico. Mas nao rolou nada por conflitos mentais, a historia eh complicada. Eh melhor eu partir para outra para nao ferir ninguem. Mas isso nao me impede de passar bons momentos e tirar boas fotos.


Foi aqui que eu vi o primeiro beijo em territorio niponico.

Antes de dormir achei um manga novinho perdido na rua. Me disseram que mta gente joga as revistinhas fora apos le-las em trens. Sei lah.


Sao varias historias num livrao. Vai servir para eu treinar o japones.

Segunda feira, de volta ao ritmo escolar. Nada mal, mas me revoltei com o livro de termos tecnicos. Nele existem experiencias de fisica, quimica e matematica, com milhares de kanjis bizarros e termos tecnicos que nao tem nem no meu dicionario. A cada aula estamos apenas matando tempo, pois ninguem aprende nada. Daih tomei coragem e fui falar com a Nakagawa-sensei, uma das professoras e tambem a coordenadora do centro de intercambio da universidade. Eu jah havia levado uma boa surra quando tentei conversar sobre o metodo de ensino ncom a professora de Kumon no Brasil, mas a situacao nao podia continuar assim!

Expliquei tudo e ela me recebeu bem. Concordou com os meus pontos e disse que iria procurar uma solucao. A profa. Nakagawa eh muito alto astral e extrovertida, mas tem gente que nao gosta muito dela. Eu estou bem neutro. O que sei eh que existe muita guerrinha politica na universidade, principalmente por causa de dinheiro. Anyway, cumpri meu objetivo aqui, vamos ver se as coisas vao melhorar. No final do dia ensinei outros tutores a jogar truco, dessa vez foi mais dificil. Acho que o problema estah nas minhas alunas mulheres, elas simplesmente tem mais dificuldade para entender. Mas foi legal, joguei o meu primeiro truco de 4 jogadores aqui. E perdi.

Bom, o dia seguinte teve altos e baixos. Depois da minha aula, fui assinar um documento dizendo que recebi a bolsa, mas estava 2 dias atrasado (eu devia ter assinado no domingo). Como castigo, nao vou receber a bolsa esse mes, soh no meio do mes que vem :(. Eh, vou ter que economizar bastante ateh lah. Mas nao vai ser tao critico quanto no outro mes, creio eu. De qualquer jeito, muita gente jah me ofereceu ajuda caso eu precise.

As 18h nos encontramos com a Nakagawa-sensei, pois hoje foi o dia do macarrao, em que a professora convidou a mim e aos meus 4 colegas para jantar fora. Fomos os 6 no carro dela, apertadinhos. Foi legal.


No carro foi a segunda vez que vi esse tipo de talisma.

Fomos a um restaurante italiano, e me esbaldei de tanto comer. Comi um pratarrao de macarrao com vegetais e queijo derretido, pizza, suco e sobremesa. Tudo bem que a profa ia pagar tudo, mas nao imaginava que ela ia nos incentivar a pedir tanta coisa!


Taih o pessoal todo...


Nakagawa-sensei e Kyoo-san


No inicio do blog eu comentei que achava que a profa estava tentando me juntar com a Kyoo-san, mas parece que ela tinha esquecido... hoje ela nos obrigou a tirar essa foto, escolhendo a pose e tudo. O que a gente nao faz para ser bem visto pelas professoras e colegas...


Quando eu estava no lugar da Nakagawa-sensei tirando a ultima foto, a garconete derramou cafe no meu lugar. LUCKY! Evitei o banho e ainda pude fotografar o constrangimento da funcionaria. Cansei de ouvir gomennasai (perdao).


Para acabar bem, soh com uma boa sobremesa!

Depois ainda voltamos felizes, e joguei um monte de ping pong com o Lee-san, a Kyoo-san e a Akiko-san. E conheci mais um chines, o Yuan Wei. Acho que existem mais chineses do que japoneses, aqui no Japao. Ok, just kidding.

3 Comments:

At 3:35 am, Anonymous Anonymous said...

Legal, no Japão não precisa comprar nada pois basta sair andando pela rua e coletando os lixos novinhos que estão pelo chão!
E comida os professores pagam, no Brasil não tem dessas coisas (será?!?!?)
E tirem o baralho de truco desse maníaco =p

 
At 12:13 am, Anonymous Anonymous said...

Ah, se cuida aih, rapaz. Japoneses sao muito exigentes, ve se nao fica festando demais e esquece das coisas.

Jasons, nazistas... E vc ainda acha seguro andar a noite por aih?
Que romantico... friozinho, fonte, parque, juntinhos... :)

 
At 12:21 am, Anonymous Anonymous said...

Momento Cultura Inutil:

Olhe a sua foto da Suastica... olhe de novo. Agora procure uma suastica nazista na internet. Notou a diferenca?

A suastica nazista tem os "bracos" virados em outro sentido, e inclinados. O simbolo que voce viu serve para indicar a presenca de um templo budista. Se voce gosta de mapas, ainda vera um bocado deles por ai. :-)

Procura na wikipedia, e vai descobrir que um monte de gente usa a suastica pelo mundo afora (ou pelo menos oriente a fora). :-)

Falous

 

Post a Comment

<< Home