Sunday, May 15, 2005

O frio eh tao bom!

To feliz. Os ultimos dias foram, no minimo, interessantes. Tudo comeca com o dia de sexta feira, onde nao tivemos aula pela manha. Eh que todo ano, todos os estudantes tem que fazer um checkup medico legal, e esse foi o dia de mutirao. Antes de irmos lah com a ajuda dos professores japoneses, tivemos que preencher questionarios com perguntas sobre o sono: quantas horas vc dorme por dia, se sonha com coisas imaginarias ou reais, se acorda no meio da noite para fazer xixi, etc. Mto emocionante ...

No local das consultas, vc mesmo tinha que fazer varios exames, com o auxilio de maquinas. Testes de pulso sanguineo, visao e urina foram feitos. Acho que todos os estudantes estavam fazendo aquilo no mesmo dia, pq a fila era grande. Mas tudo bem, foi divertido... ateh os professores estavam meio perdidos ali.

Too san tirando a pressao sanguinea.

A Han san estah testando a visao nessa maquina de estados. Voce comeca a ver imagens cada vez menores indicando direcoes, e vc tem que ir seguindo com o joystick. Muito interessante... quem precisa de oftalmologistas?

No final do dia teve a festa de despedida da Elle, que estah voltando para Bangladesh. Nessas situacoes, quase sempre tem sayonara party com muita comida e bebida. A Elle eh super gente fina, pena que nao falei muito com ela nesses dias... pena que ela estah indo embora... pelo menos vou ter lugar para me hospedar quando eu for para lah :p

Comi ateh dizer chega. Tinha carne, massa, molhos, snacks...

Especie de bolinho com ingredientes de crepe. Misturaram salsicha, chocolate e outras coisas mais.

Biscoito com ova de peixe.

Fora comida, teve muita conversa, adeuses e coisa e tal. Dessa vez nao teve festinha dancante, tb nao perguntei o pq disso. Anyway, no inicio eu tava meio pensativo, isolado e com cara de bunda. Com o passar do tempo vi que era bom me animar, daih me diverti mais. Jogamos pingue pongue ateh cansar, eh legal jogar 3 contra 3 :).

Descobri que tinha um tecladinho no lobby... mas a musica era chata.

A moda da Aika san: usar saia por cima da calca nao eh tao incomum aqui.

Bola laranja, Akiko san e Elle san

Outra coisa interessante foi um japones que conheci, que ficou repetindo toda hora que eu era hansamu (bonito) e que queria ser que nem eu. Meus colegas tradutores falaram que ele me respeitava por isso. Pela pesquisa que estou fazendo, os japones gostam de nariz grande que nem o meu, o que costumava ser um defeito no Brasil. Eh bom saber que nao soh os norte americanos de olhos azuis tem chance por aqui. Depois de muito tempo, lah pelas 2 da manha, fui dormir. No dia seguinte teria que acordar cedo para o Little World.

Little World eh um parque entre Nagoya e Kani, onde aparentemente existem muitas miniaturas de coisas e bichinhos. Nao sei ao certo, mas vai ter uma excursao de estudantes estrangeiros para lah sabado que vem, a um preco muito em conta (500 yen). As vezes muita gente quer ir, daih rola um sorteio. As 9h da manha eu tava lah no lobby, testando meu psp em modo infraestrutura (conexao wireless a internet). Nao deu certo, acho que existe alguma configuracao bizarra a fazer.

Mas conheci mais alguns chineses legais, que tambem vao na excursao. Uma delas, a Hoo san, adora anime e videogame, o que tem sido muito raro entre os japinhas que eu falo. Tenho que falar mais com ela -)

Anyway, consegui entrada e convidei a Elena para ir tb. Depois de pegar os telefones novos, fui para casa arrumar alguma coisa, lavar roupa, etc. Almocei um nissin rapidao e fui me encontrar com meus colegas de nihongo. Iriamos a um novo hipermercado que estah abrindo, mas ainda nao havia aberto. As meninas fizeram um cartao de credito da loja, acho que vou fazer tambem, pq aparentemente nao tem nenhum custo, nem anuidade. E ainda dah desconto no supermercado.

Arvore mumia: nao da para ver direito, mas ela estah toda enfaixada.

No caminho, paramos em um monte de lojas de moveis usados, tinha alguma coisa interessante. Comprei uma regua que mostra um gato em movimento quando vc a inclina, muito bacana. Uma pechincha tb =). Mas tinham outras coisas mais caras...

Como esse super guerreiro chines da dinastia Xying-Yey-Yahoo novinho em folha. Adivinha o preco...

Eh, barato nao eh. Equivale a R$22 304 053,90. Obviamente eh uma piada decorativa.

O wappuro (word processor) foi famoso aqui por um tempo... eh uma mistura de maquina de escrever com computador. Nao dah para jogar nem paciencia, soh escrever.

Secao mini: o Yuen san testando a bike com mini rodas...

... e a Kyo san testando a minimoto

Nos dirigimos `a Ohsu, o bairro cheio de lojinhas e coisas brasileiras. Ouvi muito portugues aqui e ali... visitamos varios lugares, paramos em um restaurante para comer um macarrao com frango com otimo custo/beneficio.

Legal o nome neh. Engrish.com

Nao sei o que a bandeira estah fazendo aih... eh a entrada de uma garagem :p

Alias me perguntaram o que significava o losango e a bola azul da nossa bandeira... a japinha pensava que a bola azul eh o planeta terra. Faz sentido, mas nao faco ideia se eh essa a ideia. Serah que nao sou patriota? Whatever.

Dragao chines em restaurante chines. Isso faz mais sentido. Ele estava segurando uma dragon ball, que na tradicao chinesa nao faco ideia o que significa.

Falando em tradicao, quando almocamos perguntei sobre os habitos alimentares dos chineses. Eles falaram, resumidamente, que comiam de tudo. Disseram que cobras sao muito gostosas, mas tambem eh comum o consumo de macacos e cachorros. Mas as cobras tem mais vitaminas. Tambem disseram que em algumas regioes do sul da China, o pessoal come filhote de rato recem nascido vivo, enquanto esses esperneiam em caixas cheias de irmaozinhos infortunados. Deve ser uma dilicia!

Volta e meia a gente cruza com umas darks por aqui. Mas garotinhas fantasiadas de arco iris sao mais comuns.

Sabiam que a Marlboro tambem confecciona jaquetas? Se bem que a origem eh chinesa, tenho minhas duvidas quanto `a autenticidade :p

Depois fomos no Gigas comprar um celular pro Yuen. Eu finalmente comprei um adaptador de tomada para o meu barbeador, pois aqui eh tudo dois risquinhos ( )... vou poder largar a gilete! Weeee! Finalmente, apos umas 5 horas de caminhadas, voltamos para o Kaikan (como chamamos o dormitorio).

A ideia era jogar um pouco de ping-pong, mas a Yasuyo me ligou antes para nos encontrarmos. Acontece que nesse sabado a noite, eu tive 3 convites: dancar no id bar com os tutores, jantar com a Mariko san e com a S***** san (a guria que me deu bolo no passado) ou encontrar a Yasuyo, que tem estado mais ativa nos emails ultimamente. Resolvi sair com ela, talvez nao tenha muito mais tempo semana que vem.

Ela estava morrendo de fome pois tinha acabado de sair do trabalho, entao fomos a um restaurante tipico japones. Muito bacana! O lugar estava totalmente vazio, a musica japonesa tradicional me dava sono, a comida veio rapido e a Yasuyo comeu sozinha.

Essa eh a entrada. Eu teria medo de entrar sozinho...

Bem aconchegante o ambiente.

Tambem tinham mesas em estilo tradicional.

A janta foi udon (tipo de macarrao grosso) com tempura (coisas fritas). Ela concordou que a fome eh o melhor tempero.

Fiquei meio triste pq o restaurante estava totalmente vazio num sabado a noite... daih pensei um pouco, provavelmente esse restaurante eh propriedade da velhinha que nos atendeu e do velhinho que cozinhava, assim eles nao tem custos com aluguel e funcionarios. Esse eh o estilo de muitos estabelecimentos por aqui, eu soh nao imaginava que tambem ocorria em grandes e pomposos restaurantes.

Outro ponto interessante foi na saida... a primeira porta de saida eh bem antiga, aquelas de correr feitas de papel. A segunda porta eh totalmente automatica, com sensor de proximidade. Novamente tecnologia e tradicao.

Rumamos entao para o parque tsurumai, o qual jah estou conhecendo cada vez mais. De noite o parque fica diferente... menos movimento, mais aromas de flores noturnas e paz. Ficamos um tempao lah aproveitando o momento.

Flores e a lua... que lindimu!

Tambem visitamos outros locais, como o parquinho de criancas onde um grupo de japoneses felizes de bebida gritavam e se divertiam. Por lah tambem passou um grupo de estrangeiros gritando ingles e brincando no escorregador. Nos ficamos no balanco.

Depois foi tempo de net. Domingo! Primeiro descobri que eu, mesmo dormindo demais, ainda sinto sono. Vou tentar dormir menos para me acostumar. O plano do dia foi me encontrar com o Kanamura san, um japones de 51 anos, com familia e um emprego relacionado a exportacao, o que o faz ter que estudar japones. Ele viu meu recado no centro internacional e conversamos um pouco. Adivinha onde nos encontramos de novo?

Tsurumai park. Esse lugar me assombra, jah estou comecando a enjoar. Mas no domingo pelo menos existem muitas familias e cachorros bonitos. Os japas tem um amor tremendo por cachorros (e alguns por gatos), o que explica o sucesso de produtos como cachorro robo, videogame-cachorro-tamagoshi e os milhares de produtos de beleza e tratamento de saude dos bichanos.

Nao eh cachorro mas eh bonitinho> As maes tem um carinho e relacionamento especial com as crias, algo mais raro no Brasil. Pais tambem tiram o domingo para passear com a familia.

Teve um concerto de uma chinesa que tocava biwa, um instrumento tipico da China, de uns 2000 anos atras. Fomos no mesmo local onde na noite anterior eu passei um bom tempo com a Yasuyo. A(O?) biwa tem um som agudo e rapido, como o dedilhado de um violao. Eh bem bonito o som, para falar a verdade. Pena que enjoa facil.

Ahhh... to comecando a gostar das chinesas.

Alem dela ser extremamente bonita e tocar muito bem, ainda tinha uma voz bem melodiosa. Pena que nao entendo chines. Falando nisso, estou trocando a expressao "falar grego" para "falar chines", quando a coisa tah muito dificil. Acho que eh mais apropriado.

Visao geral do evento. De gratis, ateh que foi uma excelente pedida.


O Kanamura ficou sabendo desse concerto num cartaz na rua, o que me fez pensar o quao ruim eh ser analfabeto aqui. Mas muitas vezes perdemos milhares de eventos legais soh pq nao nos informamos, ainda mais numa cidade grande como Nagoya.

Anyway, rumamos de metro para Jingu Nishi, onde existe um santuario xintoista bem grande. Logo no metro deu para tirar a duvida do post anterior, que o Victor e o Claus tambem me explicaram: a suastica invertida significa templo.

Fico mais aliviado com isso, mas ainda acho que existem coisas macabras por aqui.

Bem vindo ao seu primeiro santuario xintoista.

O lugar era realmente bem grande e com muito verde, parecia mais um caminho no meio da floresta que por sua vez ficava no meio da cidade, e aqui e ali pipocavam construcoes religiosas.

Logo na entrada, o poco de purificacao agual.

O Kanamura san me ensinou como se deve usar a fonte: vc pega a 'concha' com a mao direita, e joga agua na mao esquerda. Depois inverte o processo. A seguir, faz concha com a esquerda, joga agua com a direita, molha a boca e cospe a agua fora. Por ultimo, segurando a concha com a mao direita, molha a mao direita. Ufa! Eh divertido.


Decoracao de embalagens de sake, oferendas aos deuses. Sim, eles sao cachaceiros.


Na area principal, algumas pessoas oravam a ceu aberto e jogavam moedinhas num reservatorio grande. Joguei uns 10 yen lah soh por via das duvidas. Mto sem graca, pensei que iriamos entrar num super templo suntuoso cheio de estatuas de ouro. Mas isso eh um santuario, nao um templo. Pelo menos o ar estava gostoso.


Taih o Kanamura san! O nome dele significa 'circulo de ouro'


Lojinha de venda de talismas dos mais diversos modelos.


As pessoas escrevem seus pedidos em papeizinhos especiais e penduram aqui. Deus sabe quem os tira daih... talvez Ele mesmo.

Fomos num museu que jah estava fechando, e vi uma coisa muito massa! A funcionaria disse que nao podiamos tirar fotos dentro, entao tirei a foto a um passo da porta, do lado de fora. Ainda tive a cara de pau de dizer 'soto desu!' que, em japones de indio, significa 'aqui eh do lado de fora!'.


Essas espadas tinham aproximadamente 2,72m de comprimento, e eram usadas como lancas pelos samurais montados a cavalos. Omoshiroi!

Do lado de fora, algumas barraquinhas vendendo flores, comida, presentinhos e seres folcloricos chineses esculpidos em madeira e com preco exorbitante.


As expressoes faciais eram mto bem feitas!


Ainda prefiro as garage kits.

Depois comemos um macarrao e fomos embora. Voltei para casa e para o pc, escrevi bastante e ainda eh cedo (22h). Acho que vou poder dormir mais cedo hoje... em tempo, pq amanha tem aula e comeca tudo de novo. Ateh o proximo post!

4 Comments:

At 5:59 am, Anonymous Anonymous said...

Bonitinha aquela de azul laaah em cima. E dah pra imaginar a Akiko-san fazendo desvio-Matrix da bola laranja! xD
Wow 100 milhões. Tentou palavras máginas ou pisar no pé dele pra ver se começa a movimentar-se sozinho?
Ser folclórico chinês mal-encarado e garage-kit-like. Será que dá pra pintar? Corlen, você vai ter material pra fazer vários livros! =D
=******

 
At 8:05 am, Anonymous Anonymous said...

A Hoo san que se cuide =P

Da bandeira: o azul é do céu - do RJ durante a proclamação da república; o amarelo do ouro - riquezas, não só materiais; e o verde das matas.
(http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR/bandeira_nacional_mudanca.htm)

Adorei as fotos do restaurante! ^^
Beijos!

 
At 9:35 pm, Blogger João Felipe Santos said...

Cara... quando eu quiser fazer uma dieta, vou pro Japão. A visão da maioria dessas fotos de comida me tira a fome. Se bem que ir pra China comer ratinho dançante tbm deve ser legal XP
Sua vida social aí tá mais agitada que a minha aqui... isso que vc nem fala o idioma nativo fluentemente :P Talvez eu seja anti-social demais, ou talvez a engenharia elétrica não me deixe com tempo tb.
Eu me pergunto se até o teu mestrado acabar vc vai ter visto tudo q tem de bizarrice aí na "tua área" XD Até a próxima o/

 
At 8:15 am, Anonymous Anonymous said...

aeeeee consegui ler todos os posts finalmente! eu ia dizer o que significa a bandeira do brasil, mas a biba já falou, muito expertinha ela!

esse santuário é legal hein, bem a minha cara, aki no brasil tem uns lugares que se parecem um poko, em relação aos espaços e ao verde, ar puro e tal, eu adorava ir nesses lugares... normalmente ficam mais ao interior do país, (leia-se Minas Gerais), mas tem em outros lugares tb.

é isso aê, abraço pra tu meu velho,

Shawn.

 

Post a Comment

<< Home