Thursday, May 12, 2005

Acidente domestico

Esse vai ser curtinho, prometo... esse post vai ser mais escrito e menos fotografado, tambem. Outro dia pensei comigo mesmo, 'puxa, eu estou sempre tentando colocar coisas novas no blog, mas algum dia elas vao acabar, e daih o que eu faco?'. A resposta veio logo apos... na maioria das vezes pensamos mais rapido do que podemos formular em palavras, por isso nao me estresso tanto. Acontece que sim, as novidades nao sao infinitas, mas se vc for pensar, eh um poco quase inesgotavel de coisas diferentes, ou mesmo as mesmas coisas vistas de outro modo.

E depois, se tudo acabar, talvez pq eu nao tenha mais tempo de escrever ou apenas perca a paciencia, simplesmente gravo tudo e lance um livro. Essa ideia me surgiu outro dia, mas o problema eh quem iria comprar se pode ver tudo de gratis na net, e onde eu ia arranjar grana para imprimir todas as fotos... talvez eu faca soh uma tiragem de 1 exemplar e guarde para as proximas geracoes :p

Anyway, estamos chegando perto do fim de semana. O tempo passa rapido, jah faz mais de um mes que estou aqui. Acho tambem que preciso aprender mais japones... estou indo bem nas aulas, mas parece que ainda falta muito para que eu comece a realmente falar. Outro dia abri um blog em japones, mas estou escrevendo muito pouco nele... tenho que deixar esse blog um pouco de lado e comecar a treinar meu nihongo. Tomara que isso venha com o tempo.

Quarta feira foi dia de encontrar a Ayumi, a qual tenho conversado por emails ultimamente. Ela tem paixao pelo Canada, vive indo para lah, e por isso sabe falar um bom ingles. Sei que ainda existem muitas amizades escondidas aqui no Japao que nao falam ingles, mas por enquanto meu acesso maior eh com os poliglotas. E dah para aprender um pouco de japones tambem.

Anyway, encontrei a Ayumi no parque Tsurumai, e ficamos por lah mesmo, andando e conversando. Ela eh estudante de Nutricao, e quer estudar ingles para poder algum dia ser voluntaria em um pais em desenvolvimento, isso se chama International Development aqui. O interessante eh que o curso dela antigamente nao se chamava nutricao, e sim algo como 'afazeres domesticos', onde as estudantes aprendiam a cozinhar, tecer, fazer contabilidade domestica, etc. Dizem que o japao estah se tornando cada vez mais ocidental, mas esse eh um ponto que vai demorar para mudar. Mudou o nome do curso, mas nao as materias. Muitas garotas fazem o curso pensando que, depois de casarem, vao ser boas esposas. Lembro tambem que esposa (kanai) se escreve com os kanjis 家内, que significam 'dentro de casa'.

A Ayumi tambem rejeita o que grande parte das japinhas fazem, que eh se vestir, pintar o cabelo e agir como ocidentais. Eh bom saber que existe alguem mais tradicional por aqui.


Ela foi um dos primeiros decotes que vi por aqui!

Eu estava falando para ela que no Brasil existe muita traicao entre casais. Entao perguntei para ela se, se a gente fosse marido e mulher e eu a traisse com outra mulher, o que ela faria. Ela disse que iria aguentar a situacao, para salvar o casamento e os filhos. Entao perguntei o que ela faria se, com a gente casado, eu a traisse com a melhor amiga dela. Ela disse que mataria os dois! :p Eh claro que eu nunca traih no Brasil, nao vai ser aqui que vou comecar. Nem em lugar nenhum.

Outro ponto interessante eh que ela sempre enfatizava que queria morar no exterior, aprender ingles, conhecer novas culturas... mas estah fazendo a faculdade tambem para ser uma boa dona de casa, e nao tem sonhos de ser independente ou trabalhar enquanto tiver filhos pequenos. Resumindo, ela vai ser feliz sendo dona de casa e abandonando seus sonhos, apos casar. Omoshiroi desu ne!

Bom, apos dar tchauzinho para ela voltei para o laboratorio, onde conversei bastante com o meu tutor, Ikedo-san. Ele eh um dos admins aqui do laboratorio, faz mestrado tambem e fala um pouquinho de ingles. Mas hoje falei mais com ele, acho que temos interesses semelhantes. Entre os topicos, anime! Ele adora garotinhas kawaii, coisas hentai e jogos de rpg. Algum dia vamos ver alguma coisa juntos. Ele tambem me emprestou outro mangazao, coletanea de varias historias, com furigana (pequenos simbolos que ajudam a ler kanjis).

Surgiu um papo interessante e dificil quando perguntei quais assuntos ele tinha estudado na faculdade. Afinal, quase todo mundo aqui estuda assuntos relacionados com redes, como TCP/IP, algoritmos de roteamento e qualidade de servico, mas muitos nao conheciam as linguagens e tecnologias que eu conheco. Entao, apos muito engrish e desenhos, descobri que enquanto a Ciencia da Computacao no Brasil estuda 'de tudo um pouco', a faculdade de computacao aqui estuda alguma coisa bem profundamente, dependendo do laboratorio onde o estudante estuda. Eles ficaram encantados com a ideia de eu construir uma intranet pro lab, ou que podiamos usar programas P2P para piratear coisas. Humm tenho muito o que aprender, mas tambem muito para ensinar. E isso acaba o meu dia.

Quinta feira. Tem chovido bastante nesses tempos, ouvi a primeira trovoada japonesa recentemente, mas nao era nenhum diluvio. Agora o tempo estah razoavel. Hoje eu nao tinha nada programado para fazer depois da aula, entao era tempo para arrumar o quarto que estah uma bagunca. Soh que estava com tanto sono, que dormi assim que cheguei em casa. Acordei quase 21h, jah com o estrombago roncando.

Fui preparar uma massa e arrumar o quarto. Daih que veio a diversao do dia! Deixei a agua fervendo e, quando fui apagar, achei um monte de plastico pegando fogo em cima da panela. Acontece que eu tinha deixado o meu jogo americano de ursinho ali do lado para secar, e nao sei pq diabos ele decidiu cair bem qdo eu estava esquentando a agua. Obviamente nao entrei em panico com o fogo, e peguei a camera para registrar o momento ao inves de tentar apagar as chamas =)


Burn baby, burn!

Para quem nao lembra do falecido plastico retorcido, tem uma foto dele aqui. Eh bom quando acontecem esses acidentes que nao machucam ninguem nem causam danos serios, mas servem para conscientizar pessoas desatentas como eu. Vou ter que tomar cuidado extra quando tiver meus filhos... mas foi legal =)

Depois fiquei em duvida em arrumar o quarto ou vir para a net. Meu instinto nerd urrou mais alto, e aqui estou eu de novo, quase 2h da manha, blogando. Tambem eh bom para fortalecer as amizades da net e nao esquecer dos amigos no Brasil. Soh nao eh legal para acordar cedo amanha, como eu terei que fazer.... entao ateh mais.

6 Comments:

At 2:19 am, Anonymous Anonymous said...

Tirar fotos ao inves de tentar apagar o fogo parece muito bash.org. :P
http://bash.org/?top

Post curtinho, prometo ¬¬
Ainda bem que nao foi!

Ah, coloca mais fotos do teu ap! :)

 
At 3:01 am, Anonymous Anonymous said...

É bom tomares mais cuidado aí
Tas entrando na internet do laboratorio ainda?

 
At 11:17 am, Anonymous Anonymous said...

Grande Thiago!

Tô passando aqui pra te dar um oi. Foi mal ai... tive alguns trabalhos da aula pra fazer e tal. Fiquei um pouco longe da net.
Preciso ir...

abraços do
Cadu

 
At 2:02 pm, Anonymous Anonymous said...

Li até o fim, mas vou comentar do início tá =P

Se a tiragem for grande dá pra fazer quadricromia e o custo é menor que o de um exemplar em impressão digital ;-) Se saísse mesmo ia querer uma edição autografada de brinde, hehehehe.

Do mais acrescento que gostei deste post "curtinho"!

Bom estudos aí ^^

 
At 11:39 pm, Anonymous Anonymous said...

E dae guri!!!!

Hahaha fique tranquilo! ^^
Não te preocupe, não é um HQ de organização da invasão dos aliens nazistas! A suástica ao contrário(no sentido anti-horário), simboliza o local da cidade onde se encontra um templo budista! Então vá lá e ascenda muitos incensos!!! (conhecimento adquirido em mangás e animes, of course!)

Abração! té!!!

 
At 4:58 am, Anonymous Anonymous said...

E ai?
Parece que o acidente serviu pra acordar vc um pouquinho?! Depois do fogo ainda deu pra fazer a comida?
"criança que brinca com fogo faz xixi na cama", portanto cuida pra não molhar o colchão!!!!hahahahaha
Vê se cuida com a grana tb, pra não passar necessidades, por falar nisso já resolveu o problema do BB?
Bom, por hora é só... te cuida!
Beijão

 

Post a Comment

<< Home