Saturday, June 04, 2005

Benkyou Benkyou

Muita preocupacao nos ultimos dias. Eh que peguei mais informacoes sobre a prova de admissao. Eh o seguinte: fui selecionado para a bolsa pelo governo do Japao, mas isso nao significa que jah sou estudante de mestrado. Para ser aceito como mestrando e nao apenas como pesquisador, preciso passar numa prova de admissao, em agosto.

Essa selecao eh feita em 3 etapas: prova de linguas, que preciso escolher entre japones e ingles, prova especifica e entrevista. Na prova especifica, tenho que escolher 3 especialidades dentre 37, e saber muito sobre elas. Exemplo: bancos de dados, algoritmos, IA. O problema eh que essa prova eh toda em japones! E um japones complicado ainda....

Resumindo, estou meio desesperado. Tenho que conversar com os sempais (outros brasileiros que moram ha mais tempo aqui) para pegar uns livros, e tentar ver se arranjo uma prova em ingles. O legal eh que estudantes particulares que pagam para estudar na universidade nao precisam fazer a prova especifica. Vou ter que arranjar um jeito!

Anyway, recebi o resultado da minha prova de japones, fui com 8.5, o que nao eh bom. Levei um pequeno sermao dizendo que era para eu me esforcar mais. E eh isso que estou fazendo - estudando mais, me e(s/n)forcando com tanta materia, vivendo menos. A ideia eh achar um ponto de equilibrio entre as obrigacoes e o lazer, o que nem sempre eh facil. Queria ter prazer em estudar...

A primeira grande novidade foi que comecei a usar o Yahoo messenger. Aqui a Yahoo eh bem famosa, tanto o portal quanto os servicos. Assim, comecei a conversar com um pessoal que conheci no mixi, concorrente japones do orkut. Alias, quase ninguem aqui conhece o orkut. Vai ver soh os brasileiros gostam dessas modinhas de internet. Isso me permitiu conversar um pouco com gente diferente, inclusive a Dianne, que fez um desenho meu:

Nao sei pq mas me lembra o Harry Potter.

Bah, domingo passado foi dia de gorogorosuru (fazer nada). A Yasuyo veio e demos uma passeada no parque. Como era domingo de tarde, mtas familias e pessoas transitavam. Milhares de fotografos usavam as flores para embelezar as fotos de japoneses, e alguns concursos de fotografia tambem ocorriam. Funciona assim: uma modelo qualquer resolve ser fotografada, e daih varios fotografos provavelmente hentais fazem de tudo para conseguir os melhores angulos. Nesse caso tamanho eh documento: eh quase tudo uma questao do quao caro eh sua camera. Nossa, que cliche horrivel.


Mais um cenario florido na minha vida. Tem uma estatua pelada de costas tb.


Alguns maluquinhos old-school pintam as belezas ao inves de fotografa-las.


O ponto rosa da esquerda eh a modelo. Nem era tao bonita. Japonesinha kawaii padrao.


Ahh essa posicao eh sempre melhor.


As partes brancas sao teias de aranha. Bacana, diz a Yasuyo que eh muito comum nessa epoca.

Entao passeamos, mostrei meu ap. A condicao que ela impos era que eu fizesse cha... entao tive que passar na lojinha de produtos brasileiros comprar um cha de ortela e bolo bauducco. Ateh que tava gostoso =) rimos e depois jantamos. No tipico restaurante de lamen, o que me chamou a atencao foi que vc tinha que comprar um ticket-comida numa maquina automatica. Teoricamente evita o contato dos cozinheiros com dinheiro e nao eh preciso pagar nenhum caixa.


Eu peguei o mais barato, que tinha o mesmo gosto de todo lamen aqui.

O bacana eh que essas maquinas sempre devolvem o troco exato e instantaneo. Nas caixas registradoras de supermercados e outros tantos estabelecimentos comerciais, o troco tb eh automatico. Isso faz com que nao haja demora ou erros humanos na hora de contar as inumeras moedas. Moedas sao muito importantes aqui, a cedula mais cara equivale a 10 reais no Brasil (nao eh conversao exata, e sim a medida dinheiro-o que se pode comprar com dinheiro, de maneira bem tosca mas facil de entender ;p). Alias, recontar troco aqui eh falta de educacao. Geralmente o proprio caixa conta o troco na sua frente.

Belo. Outro dia foi dia de sair com a S***** de novo. Ela tem me falado sobre um classico infantil que seria uma boa eu ler, Rudorufu e Ippaiattena. Conta a historia de gatos. Eh tudo o que eu sei, pois nao consegui ler muito. Tenho que me dedicar mais a traducao desse treco...


Dizem que ganhou varios premios de literatura infantil. Tomara que valha a pena.


Depois seguimos para a universidade dela. No caminho achei a academia Konami. A Konami eh famosa por criar jogos de videogame, nunca pensei que eles tivessem um empreendimento esportivo tambem. Vai ver eh para tirar o peso da consciencia de fazer mtas criancas letargicas com seus games.


Serah que dah para jogar alguma coisa enquanto se pedala?



Tambem achei a loja da vida. Vou dar uma passada lah quando tiver com poucos HP.

A universidade era legal tambem. Apesar de ser menor do que a minha, tinha muito verde e muita presenca feminina. Lah vi as mais variadas tendencias de moda das patricinhas japonesas, e de rapazes tb. Foi interessante. A S***** falou que paga aproximadamente 11,348.13 reais POR SEMESTRE para estudar ali, e que nao eh tao caro. Geralmente eh soh o maridao que trabalha, e tem dois ou mais filhos... nao eh por menos que a educacao no Japao eh um dos principais rombos financeiros na despesa da familia.

Fomos no terraco de um predio para curtir a vista e a privacidade, e esbarramos com um casal escondido atras de uma sombra, no maior amasso. O susto deles foi legal =)


Vista do terraco. Bacaninha!

Certo, mas isso foi na semana. Agora jah estou entrando em mais um fim de semana, o
qual terei algum descanso. Esses dias a minha irma e avoh conseguiram conversar com o banco do brasil no brasil para resolver o problema da minha conta, que eu nao havia conseguido sacar.

Hoje fui testar. No caminho da estacao de nagoya, onde existe a unica maquina automatica que aceita meu cartao, me deparei com uma apresentacao de cultura asiatica, mais precisamente do vietnam. Muito bonito. Soh consegui pegar a apresentacao musical e a mocinha dancando com leques. Jah valeu a pena, ateh pq foi de gratis =)


Nao lembro o nome desse instrumento, mas era interessante.



Ela eh LINDA! AAahhhh~~~~ acho que o fascinio dos ocidentais pelas japonesas eh pq eles nao conhecem as outras orientais...

Depois achei a maquina e....Funcionou! Consegui sacar o suficiente para me sustentar ateh a chegada da bolsa, e tambem para comprar um Nintendo DS =) Eu tava namorando ele ha tempos, mas nao tinha coragem de comprar. Daih comprei junto o Wario Ware: Touched, tao massa quanto os outros. Quem nao conhece, baixe o emulador de GBA que tambem eh mto bom!

Encontrei um cara famoso na loja: Solid Snake, a estrela do Metal Gear. Pena que nao pude posar do lado dele :/


Soh notei a plaquinha de 'proibido tirar fotos' agora pouco =)

Pois bem, o Nintendo DS eh mto massa! Jogar com touch screen e microfone eh algo realmente legal. Nao dah para comparar com o PSP pq os tipos de jogos sao diferentes... gosto dos dois. Ainda nao perdi o vicio pelo Lumines.

Adivinhem? O DS veio com um dead pixel. Eu sou um fudido mesmo. Mas nesse caso acho que nao vai ter problema para trocar... espero que nao. Mais detalhes no futuro.


Ultima foto tirada no caminho de casa.

4 Comments:

At 2:47 am, Anonymous Anonymous said...

Dae Corlen. Boa sorte com as provas!!!
Estude, vc é inteligente e vai passar. *pressão*
Nossa, japonesa aleatória posando pra fotógrafos aleatórios. Pela 23424a vez: japoneses são estranhos. o_o
*medo do gato*
*querendo uma loja que venda HP*
Voce gosta de partes costais hein? menina "LINDA!" e ce nem mostra o rosto dela.. :(
Bonita a cidade. Boa sorte de novo, aproveita a oportunidade.
Abraços!

 
At 1:08 am, Blogger Bianca said...

Eu li, hehe.
Parabéns pela aquisição!
Beijos.

 
At 4:51 am, Anonymous Anonymous said...

quem me dera andar pelas ruas de são paulo e dar de cara com uma loja (mesmo que de esportes) da Konami... ou entaum com meu amigo Solid Snake... aliás, um é cria do outro ueh. aliás novamente, só agora fiquei sabendo que comprou um DS... mas que porra é essa vai fazer coleção de portáteis é? aki nas redondezas vende akele mini game que só tem tetris, saca? se quiser te encomendo um. ;D

 
At 3:27 am, Anonymous Anonymous said...

As aventuras de Corlen o poketto boy!

Capítulo de hoje: Solid Snake e as taras japonesas!!
Abração e boa sorte nos testes! Só não joga demais e sai na rua brincando de touch screen nas japnhas bonitinhas q aparecerem no caminho! See Ya! ^^

 

Post a Comment

<< Home