Saturday, July 16, 2005

Genius e as estacoes do ano.

Weeee vamos variar. Hoje nao eh um diario, nao eh um album de fotos, e tambem nao eh putaria. Pena.

Sao soh dois pontos interessantes que lembrei ao falar com uns amigos. O primeiro eh o Genius. Genius eh um dicionario ingles-japones e vice versa, que eh instalado em praticamente todos os dicionarios eletronicos aqui.

Os japinhas tem tesao por ingles, entao todos tem um dicionario eletronico. Como todos sao Genius, todos sabem as mesmas coisas. Ok, nao eh um mau dicionario, mas algumas definicoes realmente sao bizarras. Por exemplo... volta e meia a profa. fala alguma coisa em japones que eu nao entendo, e daih fala a traducao em ingles. Muitas vezes a traducao eh totalmente nonsense, o que me obriga a procurar no dicionario. E o que encontro no dicionario eh exatamente o que a profa fala. Palavra por palavra. Eh como se fosse uma lavagem cerebral genius - os cerebros japoneses decoram o dicionario e constroem frases em ingles usando esse sistema, e mto engrish nasce aih.

Segundo ponto legal sao as estacoes do ano. Aqui as estacoes sao bem definidas, e o povo japones adora as estacoes. Os feriados sao orientados por elas, os costumes mudam de acordo com elas, decoracoes e todo o resto. MAS... eles acham que outros lugares do mundo possuem numeros diferentes de estacoes do ano. Nao sei se meu conhecimento eh avancado ou primitivo demais para entender isso, mas eh verdade.

Havia no livro de japones uma pergunta 'quantas estacoes do ano tem o seu pais?' Eu fiquei meio abismado e o professor nao entendeu o porque, e nao soube precisar quantas estacoes do ano tinha o brasil. Talvez 2? Daih decidi pesquisar - perguntei para varios japoneses quantas estacoes do ano teria o brasil. Recebi respostas como 10, 5, 3.... a Africa por exemplo soh tem 1: verao.

...

Poise...

4 Comments:

At 9:11 am, Anonymous Anonymous said...

Fala Corlen!

Ja recebi ambas as respostas, de que o brasil tem uma estacao, e tem 4. As estacoes sao parte integrante da vida do Japones.

Tanto que uma vez eu fui no psicologo aqui, e quando relatei que as vezes tenho alguns casos de depressao, a primeira coisa que ele me perguntou, na lata, foi se esses casos ocorriam com mais frequencia em alguma estacao especifica.

De qualquer jeito, acho que a melhor resposta eh esclarecer de vez que o clima do Brasil varia muito de acordo com o local. Mesmo o um japones que nao saiba nada sobre geografia internacional vai sacar, afinal, nas aulas de geografia deles de primario ja aparece que as estacoes (duracao/caracteristicas) sao diferentes em hokkaido e em kyuushu.

Se for para ser mais especifico, no norte/nordeste temos apenas estacao de secas/chuvas. No sudeste, a distincao entre estacoes eh muito sutil, e no sul, um pouco mais pronunciada.

Uma coisa que deixa os japoneses interessados eh que o periodo das chuvas (pelo menos em sampa) ocorre mais na fim da primavera/fim do outono, do que no verao.

Falous!

 
At 9:20 am, Anonymous Anonymous said...

Alias, chegou o pacote?

 
At 10:43 am, Anonymous Anonymous said...

HAUHAHUAUHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUHAUHAHU tadinhos dos japas. Se bem que seria legal morar num país com 10 estações do ano.
Lavagem cerebral com dicionário, massa. O modo principal de aprendizado no Japão é decorar os textos, e com tanta coisa pra decorar eles acabam não pensando no que estão lendo, nem dá tempo pra comparar múltiplas fontes.
Por isso que o primeiro ministro e a turma dele estão de todo jeito tentando retirar os massacres etc cometidos pelo Japão na IIWW dos livros de história apresentados nas escolas.
Ahn... Genius também não é um jogo que vc tem que ficar lembrando a ordem que as luzinhas vão piscando? verde. verde vermelho. verde vermelho vermelho. Alguma coisa assim. XD~

 
At 9:38 pm, Anonymous Anonymous said...

ahuuhahuahuuha esses japoneses sao uns "genius" hein. Que tristeza.
Nossa, em Fpolis devem existir várias estaçoes no ano mesmo, do jeito que o tempo é louco... =p
soh japa mesmo viu =p

 

Post a Comment

<< Home