Saturday, July 09, 2005

Efeitos especiais de montao

Ola!

Estou numa mistura de nervosismo com felicidade. Acontece que faltam soh 2 semanas para acabar o curso de japones. Assim, tenho que estudar pra caramba para o teste final, e ainda decorar um texto gigantesco que terei que 'recitar'. Ao mesmo tempo finalmente comprei meu computador! =) Falarei dele mais tarde.

O que me deixou estressado foi a apresentacao. A professora eh muito cabeca dura, quer que eu faca tudo do jeito dela e nao como eu acho melhor. Assim terei que literalmente falar todas as palavras do texto (como se eu fosse lembrar...), ao inves de falar de modo mais natural utilizando os topicos do powerpoint. Discuti um monte com ela, mas no fim nos acertamos, to aprendendo a engolir sapo. Mas que aqui muitas vezes nao temos liberdade, eh verdade.

Meu tema serah sobre o meu estado natal, Rio Grande do Sul. Fiz pesquisa extensa sobre a historia, personalidades e costumes. Foi bom para mim, aprender mais sobre a minha terra natal - muitas vezes sabemos pouco sobre o nosso proprio local, e isso nao eh bom. Aqui no japao sinto vontade de ter aprendido mais sobre os costumes do RS. Queria ter dancado mais as dancas tradicionais, aprendido a fazer chimarrao e churrasco... bom o tempo passa, e antes tarde do que nunca. Puts, dois ditados cliche consecutivos eh demais :p

O fim de semana usei para pesquisar sobre o pc. Lembra que em maio eu nao recebi o valor da bolsa de estudos pois havia esquecido de assinar? Poise, em junho recebi duas bolsas, entao tinha dinheiro de sobra para comprar um pc. Eu tenho uma filosofia de vida que diz que se eh para vc dar uma facada em si mesmo, de uma BOA facada. Assim, nada de comprar pcs mediocres ou laptops comuns - a ideia era comprar um pc fodao. Acabei descobrindo que nao era tao barato.

Como todo bom computeiro, nada de comprar pc premontado em loja - eles sao mais fracos e mais caros. Assim fiz uma listinha das melhores pecas (e algumas nao tao boas, mas mais acessiveis), num site de pesquisa de precos japones. O problema eh que eh complicado comprar pecas em lojas diferentes, ainda mais se elas nao possuem filiais aqui em Nagoya. Entao combinei com o Mauricio, Mami (esposa do mauricio) e S***** para irmos pesquisar pcs nas grandes lojas de Nagoya. Eu ainda alertei a S***** que seria chato pra caramba, mas ela quis ir mesmo assim. Melhor, vai ser mais facil barganhar. Sim, existem barganhas aqui no japao: a arte de pechinchar eh universal.


Estacionamento...

O mais legal eh que como nao existe muito espaco aqui no japao, existem varios predios de estacionamento vertical. Nao como no brasil onde os motoristas sobem por rampas - aqui ha tipo espaco para 4 carros por andar, em uns 15 andares. Ainda vou fotografar o interior de um deles algum dia.

Eu e a S***** fomos no bic camera, onde normalmente compro equipamentos eletronicos. Estava carissimo! Comecei a pensar numa segunda opcao, num pc nao tao bom. Afinal, soh a placa de video custava uns 700 dolares... nao eh barato nao. Mas parece que o bairro Ohsu tem umas lojas de computadores bem legais, e foi lah que encontrei o Mau e a Mami. O Mau ajudou bastante em todas as pecas, mas a Mami logo ficou com dor de cabeca e foi embora. Mulher nao serve para pesquisar precos de pc :p

Finalmente achamos uma loja barata e que vendia de tudo...


Partes 'licho'...adoro engrish.

Foi nessa loja que comprei quase tudo. A configuracao eh de dar inveja a muitos: athlon xp 3700+, placa mae msi k8n diamond, 1gb ddr, hd 300gb, placa de video geforce 7800gt, mouse a laser sem fio, sistema de som 7x1, monitor 17'' lcd, gravador de dvd, etc. Show de bola. Pena que eh um pouco barulhento (talvez pq tenha 6 coolers internos...)

Enquanto estavamos vendo as pecas, a S***** sumiu e depois mandou um mail dizendo que tinha se mandado. Realmente, mulher nao serve para pesquisar precos de pc :p

Soh falta internet agora! Jah estou arranjando isso... como diz uma amiga minha, computador sem internet eh como uma pessoa sem alma. Anyway demorou um tempao para montar tudo - os milhares de fios de conexao, jumpers e configuracoes, instalacoes e ainda limpeza do quarto (muitas caixas, manuais, plasticuzinhos...).


Formatar hd de 300 gb nao eh uma tarefa muito interessante...

A placa de video veio com 2 joguinhos: prince of persia 2 e splinter cell chaos theory. Fiquei de boca aberta com os graficos do ultimo, realmente cell shaders e resolucao 1280x1024 com maximo detalhe, luz e antialiasing fazem diferenca. Ainda quero ver como vai ficar Doom 3 ;) Battlefield 2 ficou joinha tambem =)

Yah! No more pc stuff. No dia 7 de julho aconteceu o Tanabata, mais um dos famosos festivais japoneses. A lenda (originada na china) eh assim: um principe e uma princesa, que viviam no espaco, se apaixonaram e comecaram a passar muito tempo juntos. Isso fazia com que os vadios nao trabalhassem, e o rei nao gostou muito da situacao: os separou nos dois lados da via lactea e os proibiu de se verem, exceto no dia 7 de julho. Assim, nesse dia eles se encontram e provavelmente fazem amor selvagem, apos tanto tempo de abstinencia.

Por isso o festival tambem eh conhecido como festival das estrelas. Eh comum encontrar decoracoes em canos de bambu. Os japoneses escrevem desejos em papeis coloridos e penduram eles nos bambus, com a esperanca de realizar seus sonhos. E eh tambem uma bela desculpa para estourar fogos de artificio. E para comemorar o aniversario dos Kumagai!

Sim, teve festinha de aniversario do Kuma san e da Kuma san (gemeos) no kaikan. Bem divertido. Eu jah havia jantado na sala da profa (com os outros alunos, comi pizza de frutos do mar e galinha frita apimentada), mas mesmo assim foi bacana. Conheci a irma do Kuma san, que nao parece nem um pouco com ele.


Ne nao?

E depois da festinha, fomos acender uns fogos. Eles sao diferentes aqui - muita luz e pouco som. Tambem raramente sao do tipo foguete, os efeitos acontecem bem do seu lado. E o melhor de tudo eh que sao praticamente inofensivos ;) Seguem fotos.


Fogo de artificio do seu lado eh outra coisa...


O Francois ficou mto fantasmagorico com essa lens flare...


Pela uniao dos seus palitos...EU..SOU..O..CAPITAO..HANABETA!!!

Jesus! Essa foi podre, gomen.

No dia seguinte eu tinha varias opcoes de saidas... acabei optando pelo jantar e danceteria. Primeiro me encontrei com a Elena, Francois e Yukari. Comi spaguetti com salmao... mais ou menos. E depois eu e o Francois fomos para o J-Max encontrar o Diogo e a Vita, para a minha primeira dance party aqui.

Barraram o Francois pois ele estava de bermuda, entao eu comecei a desenhar um mapa para ele ir em casa, trocar de roupa e voltar. Nisso o porteiro falou que a gente tinha que apresentar tambem a identidade de estrangeiro. Mostrei a minha, e adivinha o que ele me disse?

Burajirujin, dame! Brasileiros nao podem entrar aqui. Eu me fiz de desentendido e, sempre falando em ingles, comecei a ficar puto. Ele voltou com um papel escrito em mau ingles 'devido a problemas anteriores, brasileiros e turcos sao proibidos de entrar aqui'. Eu liguei pro Diogo, brasileiro que estava lah dentro, e ele me falou que estava uma merda (vazio, sem ninguem dancando), e que iriamos para outro local. Menos mal, jah estava me revoltando demais lah. Discriminacao descarada desse jeito nao eh algo bacana para se fazer. Fico imaginando se eh crime ou nao.

Nessas o Diogo disse que no passado tiveram brigas de gangues feias por lah, e realmente a discriminacao eh mais barata do que o aumento da seguranca. Eh triste saber que existe isso aqui, mas nao eh raro de se ver. Fiquei feliz em saber que apos a proibicao, o lugar vive vazio e provavelmente vai fechar logo. Eh a nossa vinganca.

Bom, fomos para o Id Bar, o mais famoso bar de estrangeiros por aqui. Eh um lugar pequeno, com 3 andares e um subsolo. Em cada andar, um estilo de musica diferente.
Fiquei mais no 1o andar, onde rolava techno, pop e um pouco de rock. Teve ateh Chemical Brothers! Me destrui dancando, o que nao eh mto comum de se ver aqui.


Leque de plastico com leds coloridos. Mais uma das parafernalias radioativas que todo clubber adora.

Tinha muito brasileiro lah. Chegava ao ponto de vc saber quem era quem, falar em portugues sem perguntar se era brazuca, perceber os detalhes brasileiros: roupas justas, falta de sutien, beijos e dancas provocativas. Se bem que as japinhas tambem se esforcam para ficarem gostosas, mas como geralmente nao gostam do proprio corpo, nao usam decotes ou coisa parecida.


Recebi 4 drinks de graca. Todos os drinks tem o mesmo preco. Provei um pouco de cada coisa ;)

Dizem que esses locais sao famosos por atrair japonesas em busca de estrangeiros. Eu nao estava procurando nenhuma garotinha, por varios motivos que vou deixar subentendidos, mas recebi algumas encaradas japonesas. Acho que elas tem vergonha de abordar, mas sao facilmente abordaveis. Jah as brasileiras sao mais extrovertidas, e lah nao foi excecao.


Japoneses adoram cartuns e arte ocidental em geral.


Mais um gaijin abordando uma japinha. Nao sei pq a paixao delas por nos, mas que eh legal, eh!


Pista de danca. Soh falta azul agora.


Nao falta mais ;)

Voltei para casa umas 3 da matina. As danceterias abrem mais cedo (7 da noite) e geralmente vao ateh mais cedo (2 da manha). Daih desligam o som e todo mundo vai embora. Os garcons vao pedindo educadamente para a galera se retirar.

Eu cheguei em casa e cai duro na cama - havia marcado com a Bien Yan de ir no porto com ela e uns amigos, mas teria que me encontrar as 7 da matina. Entao dormi umas 3 horas e, quase um zumbi, fui para o ponto de encontro. Esperei meia hora, e nada. Eu pensava que seria dificil acontecer isso pois sempre temos os celulares e emails dos outros, mas nesse caso eu soh tinha o numero e mail residencial dela. Resultado: belo bolo. O pior eh acordar cedo por nada. Depois ela me mandou email dizendo que nao entendeu direito o meu ingles e pensava que eu nao ia. Grrrr..

Mas como a vida segue caminhos distintos, e nao existe um caminho certo ou errado, optei por continuar tentando. Acordei a Kyo san por email, e ficamos conversando. Acabamos indo juntos no super de manha, comprar melancia, sorvete, ver filme (Corra Lola Corra, que por sinal eh bem bacana), anime, conversar a lot, comer lamen juntos, etc. O computador novo com o sistema de som ficou joinha ;)

E de tarde, depois de dormir um bocado, fui para a festa de amigos de nagoya, e conheci muita gente lah. Mais novos contatos, mais oportunidades e risadas. Vamos ver o que vai crescer dessas novas sementes.

Parando para pensar, foi melhor eu ter levado o bolo, minhas amizades evoluiram muito mais. Ou nao - quem sabe eu teria conhecido novos amigos no porto, talvez ateh uma futura esposa ou oportunidade de trabalho. Nunca saberei. Por isso nao me preocupo com 'e se eu tivesse feito isso...' A vida segue muitos caminhos, e infelizmente nao existe a opcao de viver de novo ou usar save/load para fechar a vida com 100%, como nos joguinhos atuais. Que pena.

4 Comments:

At 8:20 pm, Anonymous Anonymous said...

Iei, post com dois topicos interessantes, vamos la :-)

Sobre o negocio de voce falar que deveria saber mais sobre sua cidade natal, concordo, mas apenas em parte. Voce eh voce, a soma de suas experiencias, nao um "Representante do Brasil".

Sobre o negocio de barrarem brasileiros na boate. Eh foda. O Japao tem na constituicao (acho) que discriminacao eh errado, mas nao existe uma LEI que diga que praticar a discriminacao eh crime, logo, essa pratica nao eh ilegal (com a excessao de hoteis, mas por outra lei indireta).

Bom, eu nao vou "invadir" os seus comentarios, mas se quiser ler mais sobre esses dois topicos, vou escrever sobre isso hoje no meu blog. Abracao! :-)

 
At 8:15 am, Anonymous Anonymous said...

Han, coloque fotos em que você apareça! =)
Boa sorte na apresentação. Tá massa o powerpoint. Imprime a foto do gaúcho com facão e mostra pro tal porteiro, ou estampa numa camisa. XDDDD~
Ué, na terra das tecnologias pc caro? :P Monitor 17" lcd *__*
Quanta festa colorida. Ow, que gay fogos de artifício no chão. =p
Daeeee malária!! hauhauhauhuah
=***

 
At 9:35 pm, Anonymous Anonymous said...

"Computador sem internet eh como uma pessoa sem alma" hauuhauhauhauhauh pior é que é mesmo :P
Aqui no Brasil existem estacionamentos elevadores sim, na 25 de Março já estacionamos o carro em um desses. Bem legal.. ehehhe
Falando em 25 de Março, consegui o Katamari Damacy! /o/ eheheh =D~~~
HUhuauhauhuhauh ateh fogos de artificio em miniatura?! meu pai XD~~ aauhhuahuauha

 
At 3:45 am, Anonymous Anonymous said...

Ow, fecehi o prince of persia warrior within de ps2 ontem! puta jogo com enredo loko, ele segue mais ou menos o seu último parágrafo sobre "caminhos". muito lokão!

 

Post a Comment

<< Home