Friday, February 04, 2005

O processo

Como ninguém sabe nada de mim mesmo, nem mesmo eu, vou explicar.

Moro em Florianópolis no momento, e trabalho em uma empresa de desenvolvimento de sistemas / sites.

Recentemente surgiu a oportunidade de lutar por uma bolsa de mestrado no japão, e corri atrás. Lá por Maio de 2004, comecei os testes, que eram os seguintes:
  1. Documentação: você tinha que apresentar currículos, cartas de recomendação de chefes e professores, histórico escolar, exames médicos, diplomas, etc. Além disso, era necessário conseguir uma carta de aceitação de uma universidade japonesa, sem ajuda nenhuma do consulado. Entrei em contato com milhares delas com um plano de estudos detalhado, e consegui 4 cartas de aceitação. Passei nessa etapa e fui para a próxima:
  2. Provas de inglês e japonês no Consulado Geral do Japão. Você tem que ser expert em um deles. Na época eu não sabia quase nada de japonês, mas me virei bem no inglês.
  3. Entrevista... fiquei um pouco nervoso em sentar na frente de uns 5 examinadores, todos fazendo perguntas sobre o porquê eu havia escolhido o japão, pq eles haveriam de me escolher, o que o mundo ganharia com isso....
  4. Depois de muito tempo, fui escolhido na seleção local do Consulado ... daí tive que fazer extensos exames médicos, incluindo radiografias e exame de urina (ECA!).
  5. O Consulado mandou os selecionados (5 para santa catarina e rio grande do sul, para todos os tipos de pós graduação, para todos os cursos) para o Monbukagakusho (Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia). Eles fizeram mais uma seleção...
  6. Fui novamente escolhido, e então contataram a universidade a qual estarei indo: Nagoya Institute of Technology. Após a aprovação final deles, finalmente recebi a minha :)

Demorou uns 10 meses para o resultado final... claro que fiquei mto ansioso. Mas tudo deu certo, no final.

Agora o objetivo é assinar a papelada, conseguir o visto e passaporte para o Japão e Canadá (farei escala lá).

Estou esperando os 10 dias úteis para a obtenção do passaporte. Eita burocracia!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home